EU E O XAMANISMO


Costumo dizer que sou casada com a Tradição da Deusa, mas namoro o Xamanismo. Apesar de algumas diferenças, ambos têm muito em comum, como por exemplo terem como base de suas filosofias as energias da Mãe Natureza. O Xamanismo também tem suas Deusas e ainda existe o Xamanismo Celta.
Antes de contar como me aproximei desta arte-filosofia-religião, quero dizer que os povos nativos americanos eram, e ainda são, de uma sabedoria incrível. Isto a gente percebe conhecendo um pouco de sua filosofia, espiritualidade e ensinamentos.

Esta cultura vê o mundo de uma forma tão integrada e mágica que nos faz expandir nossa consciência e horizontes internos - o que se reflete no exterior.

Bom, eu nunca havia tido contato com nada relacionado ao xamanismo, povos nativos e afins. Nunca também tive interesse em conhecer sua cultura, embora os respeitasse sempre.

Um belo dia, quando começava a ingressar oficialmente na Religião da Deusa, sob a orientação de Malu Lobo, fui a uma fogueira de mulheres no Espaço Saúde, onde Athamis Bárbara, uma mestra do Xamanismo, divulgava seu trabalho. Jornada em Busca de seu Animal de Poder era o nome da vivência que Athamis conduziria em um fim- de-semana.

Na hora senti que precisava fazer aquilo. Me senti atraída por aquele trabalho de uma forma inexplicável. Pensei: "Saber qual é o meu animal de poder! Acho que isto vai ser bom pra mim! Acho que preciso disto neste momento!"

Descobri meu animal de poder, fiz a minha Roda de Cura e dei entrada no desconhecido e fascinante mundo Xamânico. O grupo de pessoas era tão interessado que fizemos um trabalho mais profundo por um ano. Sempre trabalhando com os animais, não só os de poder, mas também os aliados.

Durante o tempo em que estive com o grupo sob a orientação de Athamis aprendi a fazer algumas vivências em casa e até hoje as faço. O interesse pelo conhecimento Xamânico permaneceu e encontrei no livro As Cartas do Caminho Sagrado, de Jamie Sams, um aliado que me ensina até hoje. Além de uma orientação oracular, o livro contém a sábia filosofia Xamânica e seus ensinamentos.
Vejo estas vivência presentes tanto no Xamanismo como no Caminho da Deusa extremamente terapeuticas. Aliás, são caminhos que têm por base também o autoconhecimento e, para mim pessoalmente, funcionam bem melhor do que uma terapia convencional.

Já estava com vontade de falar deste livro aqui, mas foi o texto de minha amiga Lydiah em seu blog que me motivou a transformar vontade em ação. Lydiah fala sobre os animais de poder e aliados. (http://blogdalydiah.blogspot.com/)
Anna Leão

Comentários