O TERCEIRO CHAKRA

De Metamorfose


Também conhecido como plexo solar, o chakra manipura se situa na junção das costelas flutuantes, na altura do estômago.

Seu nome significa "repleto de jóias". Este chakra é responsável pela distribuição da energia psíquica para todo o corpo.

É o chakra da vontade, do poder pessoal, da ação e também dos medos conscientes.

O chakra manipura é responsável por nossa vitalidade, poder de autocura, capacidade de realização e progresso.

Este chakra está intimamente ligado ao controle, pois no nosso mundo atual, poder é controle. Mas esta é uma das disfunções do plexo solar, pois o verdadeiro poder pessoal que ele rege é algo bem mais elevado e está ligado a nossa própria identidade, ao poder de sermos nós mesmos, seres autênticos.

Quando estamos pelnos deste poder pessoal, reafirmando o nosso processo de individuação, nos sentimos seguros, centrados, tranquilos, capazes e auto-confiantes. Tudo isto permite que possamos respeitar o outro, mesmo sendo diferente de nós. E é aqui que entra outra capacidade deste chakra, a socialização.

Geralmente quando nos sentimos rejeitados, brigamos, ou somos carentes de aprovação é porque estamos com este chakra enfraquecido ou bloqueado.

Conscientes do que somos e nos sentindo seguros com isto, podemos sozinhos decidir nossas vidas e exercer o poder de nossa própria vontade pessoal colocando nossos planos em ação.

O plexo solar é uma porta para o exterior. É por aqui que recebemos e doamos energia, portanto é muito recomendável protegê-lo bem.

Quando desequilibrado suas disfunções mentais e emocionais são: ansiedade, indecisão, medo, intimidação, falta de autoconfiança e autocontrole, preconceito, desconfiança, medo da responsabilidade, sentimento de inferioridade (muitas vezes mascarado por um egocentrismo) negligência, mentira, supervalorização do poder e do reconhecimento.

Suas disfunções físicas são: probelmas digestivos como úlcera, indigestão, gastrite; insônia, anorexia nervosa, bulimia; problemas no fígado, pancreatite.

Sua cor é o amarelo-ouro; seu elemento é o fogo; sua nota musical é o "Mi", que pode ser entoada num "O" aberto.

As pedras benéficas para o plexo solar são: citrino, topázio imperial, calcita dourada e pirita, além do metal ouro.

Seus aromas são: alecrim, limão, laranja e tangerina (ótima para trabalhar a alegria da criança interior). Seus alimentos são todos os amarelos inclusive os cereais e o abacaxi.

Anna Leão.

Comentários

wallper.lima disse…
Estou adorando, suas postagens em relação aos Chakras- pois por mais que a gente leia sobre o assunto, sempre existe um complemento, e isso vc esta me dando!
Recebeu meu e-mail/gmail-falando sobre o Picasa? Vc não respondeu!
Espero vc no Wallarte.
Bjos mil.
Wal.
Anônimo disse…
Oi Wal,
Fico feliz em saber que estou passando mais informações válidas!
Olha, não recebi nehum e-mail seu. Verifique o endereço, tem dois "as" na frente:
aannaleao@gmail.com

Mande de novo, por favor!
Também verifiquei que na lista de blogs e sites do meu blog o seu não está sendo atualizado, não sei qual o problema.

Beijo grande,
Anna