Caminhos Pagãos - Xamanismo, Wicca, Druidismo



O Paganismo, de uma forma geral, talvez seja a religião mais antiga do mundo. Ele é uma religião que tem por base a Natureza, os seus ciclos e energias.

Quando se fala em  pagão, muita gente acredita que isto significa simplesmente alguém que não foi batizado. Este engano se deve ao fato de que na época do surgimento do Cristianismo aqueles que não haviam se convertido e seguiam  a Antiga Religião não tinham porque participar de um rito de outra religião, no caso o batismo. Então não ser batizado era apenas uma consequência para o pagão, que continuava a seguir seu caminho espiritual, o Paganismo, uma religião politeísta e animista, e praticando os seus próprios rituais.

Atualmente o Paganismo vem renascendo e se manifestando de diversas formas. Neste texto vou abordar de uma forma geral os caminhos pagãos que têm maior proeminência na atualidade com os quais eu tenho uma forte ligação.

O Xamanismo é mais conhecido como uma religião pagã dos povos nativos das Américas. Suas práticas,  ensinamentos e filosofias muitas vezes se assemelham a vários outros caminhos pagãos. É incrível a sabedoria de alguns povos nativos norte-americanos, por exemplo. Muitas vezes encontramos ali ensinamentos que também existem em outras culturas, como a egípcia, por exemplo. Porém, o Xamanismo não se restringe só aos povos das Américas. Todos que trabalham com magia natural estão praticando algum tipo de Xamanismo.Isto se dá porque de fato o Xamanismo não é uma religião e sim uma prática espiritual. No entanto, é normal ao ouvirmos falar em Xamanismo nos remetermos aos povos nativos das Américas. Mas devemos ter a clareza de que várias outras culturas pagãs também praticam seu próprio Xamanismo. Por isto o encontramos  entre os celtas, africanos, havaianos, para citar alguns.

O Druidismo e a Wicca são caminhos distintos dentro do Paganismo, com semelhanças e diferenças. Talvez as maiores semelhanças sejam o culto aos Deuses e o uso da magia. Mas esta magia pode não ser a mesma, pois muitas vezes a Wicca tende à magia cerimonial, enquanto o Druidismo trabalha basicamente com a magia natural, coisa que a Wicca também pode fazer, dependendo de sua vertente. A Wicca possui  várias vertentes e um grande ecleticismo e é uma religião nova. Já o Druidismo e também o Reconstrucionismo Celta têm como objetivo chegar o mais perto possível da fonte e das tradições celtas, adaptando-as aos dias de hoje sem perder o seu significado. O Druidismo é uma religião antiga, pré-cristã.

Dentro do Paganismo Celta, hoje em dia há duas vertentes  que se sobressaem: o Reconstrucionismo Celta e o Druidismo Renovado. Este último tem uma visão mais romântica do Druidismo e é mais eclético.  Já o RC é mais prático, podemos dizer. Mas ambos conduzem ao mesmo lugar e objetivo: à comunhão com os Deuses, Ancestrais e com a Natureza.

O Reconstrucionismo Celta e o Druidismo moderno revivem o antigo Druidismo que era a religião dos celtas. Quando falamos em religião celta e suas tradições espirituais,  estamos falando de Druidismo, pelo menos é assim que deveria ser, se quisermos ser fieis à história e cultura deste povo. Essa busca pela fonte e verdadeiras tradições celtas vêm sendo feitas por estes movimentos levando em conta as pesquisas arqueológicas e a história deste povo, que se espalhou por várias regiões do continente europeu. Isto desmistifica certos enganos como, por exemplo,  a cor preta como sendo a oficial dos Druidas, isto é tradição da Wicca. Oque se sabe hoje em dia é que os Druidas usavam branco ou mantos colorido, mas nunca houve relatos históricos ou arqueológicos de que eles usavam preto. Os Druidas também não fechavam círculos (como faz a Wicca), para eles tudo era sagrado e não havia esta necessidade. Também não havia entre eles a visão  maniqueísta do bem contra o mal.

Seguir o Druidismo de uma forma séria é pesquisar em suas bases históricas e arqueológicas, pois muito já foi inventado em cima deste caminho espiritual tão antigo, o que tem gerado muita confusão e desinformação até os dias de hoje. Isto talvez se deva, principalmente, aos movimentos surgidos a partir do ano de 1717 na Inglaterra e que perduraram por todo o século, deixando suas influências até os dias de hoje, infelizmente de uma forma errônea, no que se refere ao legítimo Druidismo. Esses movimentos pretendiam aliar o Druidismo ao Cristianismo e  foram influenciados por várias doutrinas, como ocultismo, hinduísmo e Maçonaria. Isto gerou uma deturpação no que era realmente o Druidismo, uma religião pré-cristã, livre da magia cerimonial e adepta da magia natural, da magia da terra, uma religião anímica e politeísta, que não misturava panteões. Vale a pena ler o artigo "Renascimento Druídico" no site Templo de Avalon, para informações mais detalhadas sobre estes movimentos e seus fundadores.

Infelizmente nossos antigos e legítimos Druidas não deixaram nada escrito e os únicos relatos que tínhamos foram feitos pelos conquistadores romanos. Porém as pesquisas arqueológicas e históricas feitas por arqueólogos e historiadores sérios nos abrem uma grande perspectiva em relação ao verídico passado druídico. Com certeza este é o melhor caminho para resgatarmos com fidelidade o  Druidismo pré-cristão,  muito longe de livros meramente esotéricos cheio de dados sem fundamentos dentro do verdadeiro paganismo celta.

Qualquer caminho espiritual quando exercido com a alma é válido. O importante é termos o cuidado de saber onde estamos pisando, por isto a correta pesquisa e estudo é tão necessária, além da genuína intuição, é claro. O Paganismo de uma forma geral é vasto, mas é importante que saibamos diferenciar corretamente suas linhas para podermos comungar com ele de uma forma total e fidedigna com a cultura que escolhemos. Mesmo que nos identifiquemos com várias  linhas é importante saber quando e como praticá-las e evitar as misturas num mesmo trabalho mágico, pois cada cultura tem sua própria corrente de energia e peculiaridades e muitas vezes a mistura pode desestabilizar o equilíbrio almejado.

Anna Leão. Todos os direitos reservados.

Comentários

Marlon Volgan disse…
Nossa adorei seu blog. Conteúdo incrível espero que continue cada vez melhor, que assim seja!


Sigam-me, Obrigado!
http://wiccaning1.blogspot.com.br/
Anna de Leão disse…
Obrigada, Marlon!
Também espero que continue cada vez melhor! rsrs

Vou visitar seu blog!