Salve, Santa Sara!!!

De METAMORFOSE


Dia 24 e 25 de maio comemora-se o dia de Santa Sara, a padroeira do povo cigano. 

Aqui faço minha homenagem deixando uma oração a ela (copiada de uma antiga revista) e um trecho do livro de Mirella Faur, O Anuário da Grande Mãe: 

" Segundo os estudiosos, a trindade feminina precedeu a trindade masculina, tendo sido encontrada na maior parte das religiões e tradições. A tríade milenar Donzela-Mãe-Anciã foi a origem da representação cristã das Três Marias: a Virgem Maria, Maria Madalena e Maria Cleopas.

O festival francês "Três Marias" é a única celebração da Deusa ainda mantida viva, principalmente pelos ciganos que vêm de toda a parte da Europa para venerar a tríplice deusa da vida, da beleza e da morte. Procissões de barcos, casamentos, feiras, danças, competições e adivinhações dão um colorido exótico e fascinante aos três dias e três noites das festas de Santa Sara, em Saintes Maries dela Mer.

Cristianizada como Santa Sara, a deusa negra é na verdade Sara Kali ou Bibi, assemelhada à deusa hindu Kali em seu aspecto de destruidora. Os ciganos a reverenciavam como a Senhora do Céu e da Terra, protetora de suas tribos, sincretizada, posteriormente, à Virgem Negra, cujas estátuas ainda existem em inúmeras catedrais europeias."
(O Anuário da Grande Mãe, Mirella Faur)



De METAMORFOSE


PRECE À SANTA SARA

"Santa Sara, pelas forças das águas, Santa, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado pela força da natureza.
Nós, filhos dos ventos, das estelas e da Lua Cheia, pedimos à Senhora que esteja sempre ao nosso lado
Pela figa, pela estrela de cinco pontas, pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. 
E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar.
A Tsara é o descanso do dia-a-dia, a Tsara é a nossa tenda.
Santa Sara, me abençoe; Santa Sara me acompanhe. 
Santa Sara, ilumine minha Tsara, para que a todos que batam a minha porta eu tenha uma palvra de amor e de carinho. 
Santa Sara que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre a mesma pessoa humilde."

Comentários