Pular para o conteúdo principal

Deusa Durga


COMO HAVIA DITO ANTES, PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS VOU FALAR DE UMA DEUSA AQUI. EXPLICAREI UM POUCO DA SUA MITOLOGIA, DE SUAS CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS, ALÉM DE OUTRAS COSITAS MAIS, QUANDO FOR O CASO.

COMEÇO PELA DEUSA DURGA E NÃO ME PERGUNTEM PORQUÊ. SÓ DIGO QUE TENHO MINHAS RAZÕES, A SABER, PURAMENTE PESSOAIS, PELO MENOS QUE EU SAIBA.

DURGA É UMA DEUSA HINDU. ELA REPRESENTA O ASPECTO GUERREIRO DE DEVI (COMO OS HINDUS CHAMAM O FEMININO DIVINO, A DEUSA). ESTA DEUSA FOI A ÚNICA CAPAZ DE DERROTAR O DEMÔNIO MAHISHASURA. ESTE DEMÔNIO SÓ PODERIA SER DERROTADO POR UMA FORÇA FEMININA.

A VERSÃO MAIS CORRENTE DO MITO FALA QUE A DEUSA DURGA FOI CRIADA DA UNIÃO DAS FORÇAS DE TODOS OS DEUSES HINDUS MASCULINOS QUE NÃO CONSEGUIAM DERROTAR O DEMÔNIO. ESTE QUE É VISTO PELOS HINDUS COMO UMA FORÇA MALÉFICA QUE CAUSA A DISCÓRDIA, A VIOLÊNCIA, A GUERRA E A DESUNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS.

À PRIMEIRA VISTA PODE PARECER QUE HAJA UMA CONOTAÇÃO PATRIARCAL NESTA VERSÃO, JÁ QUE A DEUSA FOI CRIADA A PARTIR DOS DEUSES MASCULINOS. ISTO PODE MESMO SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO, POIS A ÉPOCA EM QUE ESTE MITO FOI ESCRITO NOS PURUNAS (RELATOS ÉPICOS HINDUS), ENTRE OS SÉCULOS 3 E 15 D.C., HÁ MUITO JÁ SE VIVIA NUMA SOCIEDADE PATRIARCAL, E A ÍNDIA NÃO ERA EXCEÇÃO. JÁ O CULTO A DURGA DATA DE 7000 A.C..

MAS VAMOS ENTENDER MELHOR O PENSAMENTO INDIANO. ELES VÊM A ENERGIA FEMININA, O PRINCÍPIO FEMININO, COMO ATIVA E A ENERGIA MASCULINA, O PRINCÍPIO MASCULINO, COMO PASSIVA. SHAKTI É A ENERGIA INTERIOR DOS DEUSES MASCULINOS, E ESSA ENERGIA É O PRINCÍPIO FEMININO, POR ISSO ASSUME UMA FORMA FEMININA. ELA É A ENERGIA UNIVERSAL. TODOS OS DEUSES CONCENTRARAM SUAS SHAKTIS E CRIARAM DURGA, "A INVENCÍVEL".

POR TER SIDO CRIADA A PARTIR DA SHAKTI DE VÁRIOS DEUSES, DURGA É UMA DEUSA MUITO COMPLEXA, DE CARACTERÍSTICAS MUITAS VEZES CONTRADITÓRIAS, O QUE PARA MIM SIMBOLIZA A RIQUEZA DO FEMININO, DO SER MULHER.

DURGA É RETRATADA COMO UMA MULHER MUITO BELA, ALGUMAS VEZES MONTADA NUM LEÃO, OUTRAS NUM TIGRE, RESSALTANDO ASSIM AS CASRACTERÍSTICAS FELINAS DESSA DEUSA GUERREIRA, QUE LUTA CONTRA O MAL, QUE PROTEGE OS MAIS FRACOS E INDEFESOS, AO MESMO TEMPO QUE DÁ FORÇA AOS DE ESPÍRITO GUERREIRO E JUSTO.

DURGA APARECE COM 4, 8, 10, OU 16 BRAÇOS, POIS ELA PORTA MUITAS ARMAS. QUASE SEMPRE ELA É REPRESENTADA COM SEUS SÍMBOLOS PRINCIPAIS: A ESPADA, O DISCO, O TRIDENTE, A LANÇA, O MACHADO E A VASILHA DE ARROZ (OU DE SANGUE); SEM FALAR NO TIGRE OU NO LEÃO QUE SÃO SEUS MEIOS DE LOCOMOÇÃO.

DURGA PODE NOS AJUDAR A TER MAIS GARRA E CORAGEM; A VENCER NOSSOS INIMIGOS E DEMÔNIOS INTERNOS, MEDOS E LIMITAÇÕES. ELA PODE NOS PROTEGER E NOS FORTALECER. COMO? SE CONECTANDO A ELA DE ALGUMA FORMA; LENDO SOBRE ELA, MEDITANDO NELA, ORANDO A ELA; OU QUALQUER FORMA QUE VOCÊ ACHE APROPRIADA PARA SENTIR MELHOR A ENERGIA DESTA GRANDIOSA DEUSA.


ANNA LEÃO









Comentários

LYDIAH disse…
Anna, minha Flor,

parabéns pela iniciativa!!!

Acho fantástica essa sua idéia de "apresentar" ao mundo nossas Deusas!!!

PARABÉNS!!!

Mesmo para aqueles que seguem uma Tradição específica... acho importantíssimo, ao menos, ter uma idéia do que acontece nas Tradições dos nossos irmãos.

Beijos e carinho,
Lydiah.
Anna Leão disse…
Obrigada, Lydia!
E é verdade, é importante conhecer um pouco dos outros caminhos...e quantos não podemos somar, não é mesmo?
Acho também que pode ser visto como uma questão de adquirir mais cultura quando nos inteiramos de outras filosofias, mesmo que não a sigamos.
Mais uma vez obrigada pela força, amiga.
Beijos, Anna.
suelycal disse…
Oi, linda!!!!!
Amei essa iniciativa.
Comprei uma canga com a representação da deusa Durga, sem saber bem qual era, e graças a sua boa vontade, percebi que foi minha intuição que me incitou a trazê-la para o meu quarto, pois ela promove exatamente o que estou precisando no momento, lutar contra meus demonios internos e processar uma metamorfose em meu ser.
Obrigada
Namastê
Rodrigo disse…
Oi Anna, recebi uma intuição confirmada de TER que tatuar a imagem da Deusa Durga em cima de um Tigre em movimento, vindo do lado direito do meu corpo em movimento para as costas. Sendo que, ao que tudo me indicou até agora, o ideal seria ela ter 18 braços, para unir seus braços as noves encarnações de Vishnu. Queria saber se de alguma forma, vc poderia me indicar um site, livros para encontrar Durga de 18 braços, pois apenas encontrei de 10 braços, e não sei quais seriam os 18 objetos que ela seguraria nas mãos...

Um abraço, e obrigado desde já...

Rodrigo A. S. M.
Anônimo disse…
Oi Ana, me chamo Tarita e li q meu nome deriva dessa deusa, sabe me explicar a relação? Ou se ja de fato relação? Obgda.

Postagens mais visitadas deste blog

BRUXAS E FADAS - QUEM É QUEM?

Minha filha mais nova chegou para mim dizendo que a amiga não acreditava em bruxa boa, que bruxa boa era fada. Ledo engano.
Está certo que a menina fala inspirada nos contos de fadas e tudo o que há por aí sobre o assunto a nível de fantasia. Mas me pergunto, e Harry Potter?
Isto mostra como as crenças (olha elas aí de novo!) são muito fortes e difíceis de serem mudadas de uma hora para a outra. Criamos imagens de certas coisas que ficam enraizadas em nossa psique e na psique coletiva, mesmo que erradas.
Para começar, bruxas e fadas existem. Só que a maioria das pessoas tem uma imagem completamente equivocada de ambas. Existe muito preconceito, má informação e deturpações.
Vamos por parte. Começo pelas fadas. Elas são seres elementais. O que é isto?
Bem, existem quatro elementos básicos da criação, a saber: Terra, Ar, Fogo, Água. Os elementais são seres habitantes destes elementos. Seus nomes, atribuições, características e funções são de acordo com o elemento a que pertencem.
Os reinos ele…

Perséfone - Deusa da Primavera e Rainha do Submundo

De Metamorfose

A princípio pode parecer estranho que a Deusa Perséfone tenha como atributos a Primavera e o Submundo, mas não podemos esquecer que da morte advem a vida e o mito desta Deusa explica isto muito bem.

Filha de Zeus e Deméter, esta jovem Deusa grega, enquanto colhia flores, é raptada por Hades, o Deus do Mundo Subterrâneo.

Jacinto foi a flor que seduziu Perséfone atraindo-a ao local onde a terra se abriu, surgindo Hades em sua carruagem dourada, puxada por cavalos imortais.

Contra a sua vontade Perséfone foi levada ao Submundo. Seus gritos não foram ouvidos por nenhum Deus ou mortal, exceto pela Deusa Hécate que os ouviu de sua caverna.

Deméter, Deusa da colheita, da fertilidade e dos grãos, ao perceber o sumisso de sua filha sai a sua procura. Muito triste e lamentosa, sua luz e alegria vão se extinguindo dando lugar a sua ira, o que provoca a seca e o frio na Terra.

Finalmente ao saber por Hécate o paradeiro de Perséfone, Deméter vai até Zeus pedindo que ele interceda junto a …

O CHAKRA ESPLÊNICO - O SEGUNDO CHAKRA

De Metamorfose

Continuando a falar sobre os chakras...

Chakra Esplênico é o nome do segundo chakra que se localiza no baixo ventre, quatro dedos abaixo do umbigo.

Seu nome em sânscrito é Svadhistana, que significa segundo alguns autores "morada do Sol", segundo outros,"morada própria". Ele também recebe os nomes de Chakra do Hara, Chakra Sagrado e Chacra do Sacro.

A função básica do segundo chakra é filtrar e distribuir a energia vital. Ele também é responsável pela sexualidade - tanto por sua energia, quanto pelo prazer que ela proporciona – pela criatividade, pela reprodução e pelos relacionamentos, quaqlquer tipo, inclusive o relacionamento com o mundo físico.

O chakra esplênico é o chakra das emoções. Diane Stein em seu livro As Sacerdotisas, coloca este chakra relacionado ao corpo emocional e à projeção astral, conhecida também como viagem astral. Isto fica fácil de entender pois é este chakra que liga o corpo físico à alma.

É o chakra do movimento, da expanção. Reg…