Deusa Durga


COMO HAVIA DITO ANTES, PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS VOU FALAR DE UMA DEUSA AQUI. EXPLICAREI UM POUCO DA SUA MITOLOGIA, DE SUAS CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS, ALÉM DE OUTRAS COSITAS MAIS, QUANDO FOR O CASO.

COMEÇO PELA DEUSA DURGA E NÃO ME PERGUNTEM PORQUÊ. SÓ DIGO QUE TENHO MINHAS RAZÕES, A SABER, PURAMENTE PESSOAIS, PELO MENOS QUE EU SAIBA.

DURGA É UMA DEUSA HINDU. ELA REPRESENTA O ASPECTO GUERREIRO DE DEVI (COMO OS HINDUS CHAMAM O FEMININO DIVINO, A DEUSA). ESTA DEUSA FOI A ÚNICA CAPAZ DE DERROTAR O DEMÔNIO MAHISHASURA. ESTE DEMÔNIO SÓ PODERIA SER DERROTADO POR UMA FORÇA FEMININA.

A VERSÃO MAIS CORRENTE DO MITO FALA QUE A DEUSA DURGA FOI CRIADA DA UNIÃO DAS FORÇAS DE TODOS OS DEUSES HINDUS MASCULINOS QUE NÃO CONSEGUIAM DERROTAR O DEMÔNIO. ESTE QUE É VISTO PELOS HINDUS COMO UMA FORÇA MALÉFICA QUE CAUSA A DISCÓRDIA, A VIOLÊNCIA, A GUERRA E A DESUNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS.

À PRIMEIRA VISTA PODE PARECER QUE HAJA UMA CONOTAÇÃO PATRIARCAL NESTA VERSÃO, JÁ QUE A DEUSA FOI CRIADA A PARTIR DOS DEUSES MASCULINOS. ISTO PODE MESMO SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO, POIS A ÉPOCA EM QUE ESTE MITO FOI ESCRITO NOS PURUNAS (RELATOS ÉPICOS HINDUS), ENTRE OS SÉCULOS 3 E 15 D.C., HÁ MUITO JÁ SE VIVIA NUMA SOCIEDADE PATRIARCAL, E A ÍNDIA NÃO ERA EXCEÇÃO. JÁ O CULTO A DURGA DATA DE 7000 A.C..

MAS VAMOS ENTENDER MELHOR O PENSAMENTO INDIANO. ELES VÊM A ENERGIA FEMININA, O PRINCÍPIO FEMININO, COMO ATIVA E A ENERGIA MASCULINA, O PRINCÍPIO MASCULINO, COMO PASSIVA. SHAKTI É A ENERGIA INTERIOR DOS DEUSES MASCULINOS, E ESSA ENERGIA É O PRINCÍPIO FEMININO, POR ISSO ASSUME UMA FORMA FEMININA. ELA É A ENERGIA UNIVERSAL. TODOS OS DEUSES CONCENTRARAM SUAS SHAKTIS E CRIARAM DURGA, "A INVENCÍVEL".

POR TER SIDO CRIADA A PARTIR DA SHAKTI DE VÁRIOS DEUSES, DURGA É UMA DEUSA MUITO COMPLEXA, DE CARACTERÍSTICAS MUITAS VEZES CONTRADITÓRIAS, O QUE PARA MIM SIMBOLIZA A RIQUEZA DO FEMININO, DO SER MULHER.

DURGA É RETRATADA COMO UMA MULHER MUITO BELA, ALGUMAS VEZES MONTADA NUM LEÃO, OUTRAS NUM TIGRE, RESSALTANDO ASSIM AS CASRACTERÍSTICAS FELINAS DESSA DEUSA GUERREIRA, QUE LUTA CONTRA O MAL, QUE PROTEGE OS MAIS FRACOS E INDEFESOS, AO MESMO TEMPO QUE DÁ FORÇA AOS DE ESPÍRITO GUERREIRO E JUSTO.

DURGA APARECE COM 4, 8, 10, OU 16 BRAÇOS, POIS ELA PORTA MUITAS ARMAS. QUASE SEMPRE ELA É REPRESENTADA COM SEUS SÍMBOLOS PRINCIPAIS: A ESPADA, O DISCO, O TRIDENTE, A LANÇA, O MACHADO E A VASILHA DE ARROZ (OU DE SANGUE); SEM FALAR NO TIGRE OU NO LEÃO QUE SÃO SEUS MEIOS DE LOCOMOÇÃO.

DURGA PODE NOS AJUDAR A TER MAIS GARRA E CORAGEM; A VENCER NOSSOS INIMIGOS E DEMÔNIOS INTERNOS, MEDOS E LIMITAÇÕES. ELA PODE NOS PROTEGER E NOS FORTALECER. COMO? SE CONECTANDO A ELA DE ALGUMA FORMA; LENDO SOBRE ELA, MEDITANDO NELA, ORANDO A ELA; OU QUALQUER FORMA QUE VOCÊ ACHE APROPRIADA PARA SENTIR MELHOR A ENERGIA DESTA GRANDIOSA DEUSA.


ANNA LEÃO









Comentários

LYDIAH disse…
Anna, minha Flor,

parabéns pela iniciativa!!!

Acho fantástica essa sua idéia de "apresentar" ao mundo nossas Deusas!!!

PARABÉNS!!!

Mesmo para aqueles que seguem uma Tradição específica... acho importantíssimo, ao menos, ter uma idéia do que acontece nas Tradições dos nossos irmãos.

Beijos e carinho,
Lydiah.
Anna Leão disse…
Obrigada, Lydia!
E é verdade, é importante conhecer um pouco dos outros caminhos...e quantos não podemos somar, não é mesmo?
Acho também que pode ser visto como uma questão de adquirir mais cultura quando nos inteiramos de outras filosofias, mesmo que não a sigamos.
Mais uma vez obrigada pela força, amiga.
Beijos, Anna.
suelycal disse…
Oi, linda!!!!!
Amei essa iniciativa.
Comprei uma canga com a representação da deusa Durga, sem saber bem qual era, e graças a sua boa vontade, percebi que foi minha intuição que me incitou a trazê-la para o meu quarto, pois ela promove exatamente o que estou precisando no momento, lutar contra meus demonios internos e processar uma metamorfose em meu ser.
Obrigada
Namastê
Rodrigo disse…
Oi Anna, recebi uma intuição confirmada de TER que tatuar a imagem da Deusa Durga em cima de um Tigre em movimento, vindo do lado direito do meu corpo em movimento para as costas. Sendo que, ao que tudo me indicou até agora, o ideal seria ela ter 18 braços, para unir seus braços as noves encarnações de Vishnu. Queria saber se de alguma forma, vc poderia me indicar um site, livros para encontrar Durga de 18 braços, pois apenas encontrei de 10 braços, e não sei quais seriam os 18 objetos que ela seguraria nas mãos...

Um abraço, e obrigado desde já...

Rodrigo A. S. M.
Anônimo disse…
Oi Ana, me chamo Tarita e li q meu nome deriva dessa deusa, sabe me explicar a relação? Ou se ja de fato relação? Obgda.