A DIFÍCIL ARTE DA ESCOLHA


A vida é cheia de escolhas. O tempo todo nos apresenta dilemas, opções, possibilidades onde é preciso fazer escolhas. Em todas as áreas da nossa vida estamos escolhendo.


Mas este processo de escolha é difícil! Têm aqueles que escolhem com objetividade, outros por intuição, e ainda outros que analisam os prós e os contras de cada possibilidade com muito esmero. Tudo isto depende de como a pessoa é, de como ela vivencia o mundo. Acho que não há uma forma certa ou errada.


Mas o grande "problema" da escolha - e é por isto que ela é tão difícil - é que quando você escolhe algo, você também perde. Se é uma escolha entre duas opções, você perde pelo menos uma. Quando são mais, você ganha "apenas" uma.


Como vivemos num mundo que infelizmente está acostumado a dar ênfase na carência, na falta, no negativo, acabamos por minimizar o ganho e superestimar o que perdemos. Então além de todo o processo difícil e penoso que passamos enquanto escolhemos, não aproveitamos bem a nossa escolha pois ficamos ainda presos no que não escolhemos.


Precisamos mudar a forma de nos comportar e pensar para podermos aprender a valorizar o ganho em nossas vidas, o que temos de bom, em todas as áreas, e consequentemente o ganho de nossas escolhas. O que escolhemos precisa pesar mais do que o que não escolhemos dentro de nossa escala de valores e satisfação.


Precisamos aprender a sermos e a nos sentirmos vitoriosos, e não perdedores. Precisamos mudar este padrão arraigado em nossa sociedade de que não somos merecedores das coisas boas, de que não podemos ganhar, de que não podemos vencer.


Pense, sinta e repita todos os dias: “Eu sou merecedora da felicidade completa. Eu sou responsável por minhas escolhas e sempre ganho com elas".


Anna Leão (Favor mencionar autoria e fonte ao reproduzir este artigo).


Comentários

Lydiah de Arddhu disse…
"Eu sou merecedora da felicidade completa. Eu sou responsável por minhas escolhas e sempre ganho com elas."

Beijos no coração e na alma,
Lydiah.
Anônimo disse…
Querida Lydiah,
Fico sempre MUITO feliz de ter você por aqui!!!!
Um grande beijo, contando os dias...
Anna.