Pular para o conteúdo principal

OS QUATRO ELEMENTOS

De Metamorfose


O Ar, o Fogo, a Água e a Terra são os quatro elementos que compõem e sustentam a vida. Eles são os elementos básicos da Natureza e permeiam o nosso mundo, a existência aqui em nosso planeta.

Também temos a presença dos quatro elementos em nosso ser e estarmos em harmonia e sintonizados com eles é de grande importância para o nosso bem viver.

Os doze signos da astrologia são classificados também em relação aos quatro elementos, mas isto não quer dizer que possuímos apenas o elemento de nosso signo solar.

Temos todo um mapa astrológico de acordo com a posição dos planetas no Céu no momento de nosso nascimento. Pela analise deste mapa natal podemos verificar o excesso ou a carência de algum elemento, ou mais, em nosso ser.

Mas de qualquer forma somos compostos dos quatro elementos e enxergo esta deficiência de acordo com a interpretação astrológica, como uma dificuldade de sintonia com o elemento específico e não como uma completa falta dele.

A classificação astrológica quanto a signos e elementos é a seguinte:

AR – GÊMEOS, LIBRA E AQUÁRIO

FOGO - ÁRIES, LEÃO E SAGITÁRIO

ÁGUA – CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES

TERRA – TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO


Dando meu próprio exemplo, sou do signo de Leão (Fogo), mas tenho muitos planetas pessoais, assim como o ascendente, em signos de Água, totalizando a maioria no meu mapa. Em compensação tenho uma grande deficiência do elemento Ar.

Porém, a Natureza me permeia por inteira, pois sou um ser natural, aliás, todos nós. O que já fiz e faço é trabalhar o elemento Ar em mim e em minha vida, para me sintonizar melhor com ele.

Vamos agora entender o que representa cada elemento, mas primeiro a letra de uma canção Xamânica:

"Terra, o meu corpo
  Ar, o meu sopro
  Água, o meu sangue

  E fogo, o meu espírito"

TERRA

De Metamorfose


Este elemento rege a matéria. É a concretização, a estabilidade, a estrutura, a paciência, a segurança. Também está ligado á prosperidade, já que rege a matéria, no caso a prosperidade material, pois esta pode se dar em qualquer nível. Fertilidade, aconchego, os cinco sentidos também são regidos por este elemento. Também aqui aparece a rigidez e a cristalização, pois tudo tem seu polo negativo. Uma Terra mal trabalhada gera estas últimas características.



AR – Rege a mente, o intelecto, o conhecimento, a comunicação e a capacidade de se relacionar. O ar é movimento e traz leveza. O Ar mal trabalhado gera inflexibilidade e estagnação. A imparcialidade também é uma característica deste elemento.


ÁGUA

De Metamorfose

Rege as emoções, os sentimentos e a mente subconsciente. É um elemento de purificação. Está ligada ao amor e à cura. A água estagnada é a má água, isto é, a mágoa. Pois a água está sempre fluindo, assim como nossas emoções e ciclos, tanto pessoais, quanto de vida. Muito feminina, pois é o sangue, que na mulher tem seus ciclos, outro aspecto da água. A água é compaixão, paz e equilíbrio emocional.


FOGO – Rege a intuição, a criatividade, a vitalidade, a paixão, o entusiasmo. Enquanto a Água purifica, o Fogo transforma e transmuta. Ele é a coragem, a iniciativa e a energia sexual, sim, porque está é espiritual, que se manifesta na matéria. O Fogo mal trabalhado gera raiva, irritabilidade e agressividade negativa.

Para trabalharmos qualquer elemento devemos nos conscientizar do desenvolvimento em nós mesmos de suas características positivas. Isto é, precisamos vivenciar o elemento positivamente em nosso ser.
Mas podemos e devemos nos religarmos a ele, também, através de seus representantes físicos.



TERRA – Frequentar montanhas, cavernas e grutas e lugares com muitas árvores. Abraçar uma árvore, trabalhar com argila, com a terra, jardinagem. Andar descalça na terra. Usar pedras e ervas e óleos essenciais deste elemento. Os óleos puros, bem mais eficazes e também mais caros, não devem se usados direto na pele, pode-se usar como aroma, ou misturar três gotas num creme corporal. PEDRAS: hematita, quartzo fumê, turmalina negra. ERVAS e ÓLEOS: Artemísia, patchouli, cipreste, vetiver.


AR

De Metamorfose

Exercícios de respiração, canto. Perceber o contato do vento no corpo, sentir a brisa, observar o movimento do vento nas árvores sintonizando-se com ele. Observar o voo dos pássaros. PEDRAS: aventurina, sodalita. ERVAS E ÓLEOS: Eucalipto, lavanda, hortelã-pimenta, sálvia.


ÁGUA – Frequentar praias, rios, cachoeiras, fontes (sentir a água, como contemplar a água, o importante é sintonizar-se com ela conscientemente). Ter uma fonte em casa e observar a água fluindo. Ao banhar-se perceber o contato da água com o corpo no chuveiro ou banheira. Ao beber água fazer de uma forma consciente e não automática como estamos acostumados. Beber bastante água desta forma. PEDRAS: água-marinha, lápis- lazuli, cristal de quartzo, ametista. ERVAS E ÓLEOS: Camomila (o óleo, a erva é do Fogo), baunilha, malva, ylang-ylang.




FOGO

De Metamorfose



Expor-se ao sol (com protetor solar, por favor), sentir o calor do sol no corpo, observar a chama de uma vela, ou lareira ( aqui podemos sentir o calor do fogo também). Participar de fogueiras. PEDRAS: citrino, topázio imperial, pirita, ouro, pedra-do-sol. ERVAS E ÓLEOS: alecrim (ótima para banho), canela, cravo, tangerina, manjericão.


Nota: As ervas devem ser usadas com cuidado, pois nem todas são propícias para banho e chá, no entanto, todas são excelentes na aromaterapia.



Anna Leão (Favor mencionar autoria e fonte ao reproduzir este artigo).


Comentários

wallper.lima disse…
Adorei Anna- Pois adoro td que não podemos tocar, o mistério, o infinito, adoro os signos...leio mto, e a minha pessoa tem td haver com a água...que purifica, cristaliza, profunda, energiza! Vc é mto profunda, e verdadeira.
Adoro seu blog, me visite...deixei um comentário pra vc, na sua postagem, onde vc mostra o céu azul, as estrêlas, enfim. Bjoca.
Waleria.
Anna Leão disse…
Oi Wall,

Super obrigada!!!
É sempre muito bom ter vc aqui! Tive alguns problemas na semana passada e por isto fiquei meio sem cabeça e tempo...
Vou passar no seu blog, pode deixar, gosto muito dele!
Beijão,
Anna

Postagens mais visitadas deste blog

BRUXAS E FADAS - QUEM É QUEM?

Minha filha mais nova chegou para mim dizendo que a amiga não acreditava em bruxa boa, que bruxa boa era fada. Ledo engano.
Está certo que a menina fala inspirada nos contos de fadas e tudo o que há por aí sobre o assunto a nível de fantasia. Mas me pergunto, e Harry Potter?
Isto mostra como as crenças (olha elas aí de novo!) são muito fortes e difíceis de serem mudadas de uma hora para a outra. Criamos imagens de certas coisas que ficam enraizadas em nossa psique e na psique coletiva, mesmo que erradas.
Para começar, bruxas e fadas existem. Só que a maioria das pessoas tem uma imagem completamente equivocada de ambas. Existe muito preconceito, má informação e deturpações.
Vamos por parte. Começo pelas fadas. Elas são seres elementais. O que é isto?
Bem, existem quatro elementos básicos da criação, a saber: Terra, Ar, Fogo, Água. Os elementais são seres habitantes destes elementos. Seus nomes, atribuições, características e funções são de acordo com o elemento a que pertencem.
Os reinos ele…

Perséfone - Deusa da Primavera e Rainha do Submundo

De Metamorfose

A princípio pode parecer estranho que a Deusa Perséfone tenha como atributos a Primavera e o Submundo, mas não podemos esquecer que da morte advem a vida e o mito desta Deusa explica isto muito bem.

Filha de Zeus e Deméter, esta jovem Deusa grega, enquanto colhia flores, é raptada por Hades, o Deus do Mundo Subterrâneo.

Jacinto foi a flor que seduziu Perséfone atraindo-a ao local onde a terra se abriu, surgindo Hades em sua carruagem dourada, puxada por cavalos imortais.

Contra a sua vontade Perséfone foi levada ao Submundo. Seus gritos não foram ouvidos por nenhum Deus ou mortal, exceto pela Deusa Hécate que os ouviu de sua caverna.

Deméter, Deusa da colheita, da fertilidade e dos grãos, ao perceber o sumisso de sua filha sai a sua procura. Muito triste e lamentosa, sua luz e alegria vão se extinguindo dando lugar a sua ira, o que provoca a seca e o frio na Terra.

Finalmente ao saber por Hécate o paradeiro de Perséfone, Deméter vai até Zeus pedindo que ele interceda junto a …

O CHAKRA ESPLÊNICO - O SEGUNDO CHAKRA

De Metamorfose

Continuando a falar sobre os chakras...

Chakra Esplênico é o nome do segundo chakra que se localiza no baixo ventre, quatro dedos abaixo do umbigo.

Seu nome em sânscrito é Svadhistana, que significa segundo alguns autores "morada do Sol", segundo outros,"morada própria". Ele também recebe os nomes de Chakra do Hara, Chakra Sagrado e Chacra do Sacro.

A função básica do segundo chakra é filtrar e distribuir a energia vital. Ele também é responsável pela sexualidade - tanto por sua energia, quanto pelo prazer que ela proporciona – pela criatividade, pela reprodução e pelos relacionamentos, quaqlquer tipo, inclusive o relacionamento com o mundo físico.

O chakra esplênico é o chakra das emoções. Diane Stein em seu livro As Sacerdotisas, coloca este chakra relacionado ao corpo emocional e à projeção astral, conhecida também como viagem astral. Isto fica fácil de entender pois é este chakra que liga o corpo físico à alma.

É o chakra do movimento, da expanção. Reg…