OS QUATRO ELEMENTOS

De Metamorfose


O Ar, o Fogo, a Água e a Terra são os quatro elementos que compõem e sustentam a vida. Eles são os elementos básicos da Natureza e permeiam o nosso mundo, a existência aqui em nosso planeta.

Também temos a presença dos quatro elementos em nosso ser e estarmos em harmonia e sintonizados com eles é de grande importância para o nosso bem viver.

Os doze signos da astrologia são classificados também em relação aos quatro elementos, mas isto não quer dizer que possuímos apenas o elemento de nosso signo solar.

Temos todo um mapa astrológico de acordo com a posição dos planetas no Céu no momento de nosso nascimento. Pela analise deste mapa natal podemos verificar o excesso ou a carência de algum elemento, ou mais, em nosso ser.

Mas de qualquer forma somos compostos dos quatro elementos e enxergo esta deficiência de acordo com a interpretação astrológica, como uma dificuldade de sintonia com o elemento específico e não como uma completa falta dele.

A classificação astrológica quanto a signos e elementos é a seguinte:

AR – GÊMEOS, LIBRA E AQUÁRIO

FOGO - ÁRIES, LEÃO E SAGITÁRIO

ÁGUA – CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES

TERRA – TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO


Dando meu próprio exemplo, sou do signo de Leão (Fogo), mas tenho muitos planetas pessoais, assim como o ascendente, em signos de Água, totalizando a maioria no meu mapa. Em compensação tenho uma grande deficiência do elemento Ar.

Porém, a Natureza me permeia por inteira, pois sou um ser natural, aliás, todos nós. O que já fiz e faço é trabalhar o elemento Ar em mim e em minha vida, para me sintonizar melhor com ele.

Vamos agora entender o que representa cada elemento, mas primeiro a letra de uma canção Xamânica:

"Terra, o meu corpo
  Ar, o meu sopro
  Água, o meu sangue

  E fogo, o meu espírito"

TERRA

De Metamorfose


Este elemento rege a matéria. É a concretização, a estabilidade, a estrutura, a paciência, a segurança. Também está ligado á prosperidade, já que rege a matéria, no caso a prosperidade material, pois esta pode se dar em qualquer nível. Fertilidade, aconchego, os cinco sentidos também são regidos por este elemento. Também aqui aparece a rigidez e a cristalização, pois tudo tem seu polo negativo. Uma Terra mal trabalhada gera estas últimas características.



AR – Rege a mente, o intelecto, o conhecimento, a comunicação e a capacidade de se relacionar. O ar é movimento e traz leveza. O Ar mal trabalhado gera inflexibilidade e estagnação. A imparcialidade também é uma característica deste elemento.


ÁGUA

De Metamorfose

Rege as emoções, os sentimentos e a mente subconsciente. É um elemento de purificação. Está ligada ao amor e à cura. A água estagnada é a má água, isto é, a mágoa. Pois a água está sempre fluindo, assim como nossas emoções e ciclos, tanto pessoais, quanto de vida. Muito feminina, pois é o sangue, que na mulher tem seus ciclos, outro aspecto da água. A água é compaixão, paz e equilíbrio emocional.


FOGO – Rege a intuição, a criatividade, a vitalidade, a paixão, o entusiasmo. Enquanto a Água purifica, o Fogo transforma e transmuta. Ele é a coragem, a iniciativa e a energia sexual, sim, porque está é espiritual, que se manifesta na matéria. O Fogo mal trabalhado gera raiva, irritabilidade e agressividade negativa.

Para trabalharmos qualquer elemento devemos nos conscientizar do desenvolvimento em nós mesmos de suas características positivas. Isto é, precisamos vivenciar o elemento positivamente em nosso ser.
Mas podemos e devemos nos religarmos a ele, também, através de seus representantes físicos.



TERRA – Frequentar montanhas, cavernas e grutas e lugares com muitas árvores. Abraçar uma árvore, trabalhar com argila, com a terra, jardinagem. Andar descalça na terra. Usar pedras e ervas e óleos essenciais deste elemento. Os óleos puros, bem mais eficazes e também mais caros, não devem se usados direto na pele, pode-se usar como aroma, ou misturar três gotas num creme corporal. PEDRAS: hematita, quartzo fumê, turmalina negra. ERVAS e ÓLEOS: Artemísia, patchouli, cipreste, vetiver.


AR

De Metamorfose

Exercícios de respiração, canto. Perceber o contato do vento no corpo, sentir a brisa, observar o movimento do vento nas árvores sintonizando-se com ele. Observar o voo dos pássaros. PEDRAS: aventurina, sodalita. ERVAS E ÓLEOS: Eucalipto, lavanda, hortelã-pimenta, sálvia.


ÁGUA – Frequentar praias, rios, cachoeiras, fontes (sentir a água, como contemplar a água, o importante é sintonizar-se com ela conscientemente). Ter uma fonte em casa e observar a água fluindo. Ao banhar-se perceber o contato da água com o corpo no chuveiro ou banheira. Ao beber água fazer de uma forma consciente e não automática como estamos acostumados. Beber bastante água desta forma. PEDRAS: água-marinha, lápis- lazuli, cristal de quartzo, ametista. ERVAS E ÓLEOS: Camomila (o óleo, a erva é do Fogo), baunilha, malva, ylang-ylang.




FOGO

De Metamorfose



Expor-se ao sol (com protetor solar, por favor), sentir o calor do sol no corpo, observar a chama de uma vela, ou lareira ( aqui podemos sentir o calor do fogo também). Participar de fogueiras. PEDRAS: citrino, topázio imperial, pirita, ouro, pedra-do-sol. ERVAS E ÓLEOS: alecrim (ótima para banho), canela, cravo, tangerina, manjericão.


Nota: As ervas devem ser usadas com cuidado, pois nem todas são propícias para banho e chá, no entanto, todas são excelentes na aromaterapia.



Anna Leão (Favor mencionar autoria e fonte ao reproduzir este artigo).


Comentários

wallper.lima disse…
Adorei Anna- Pois adoro td que não podemos tocar, o mistério, o infinito, adoro os signos...leio mto, e a minha pessoa tem td haver com a água...que purifica, cristaliza, profunda, energiza! Vc é mto profunda, e verdadeira.
Adoro seu blog, me visite...deixei um comentário pra vc, na sua postagem, onde vc mostra o céu azul, as estrêlas, enfim. Bjoca.
Waleria.
Anna Leão disse…
Oi Wall,

Super obrigada!!!
É sempre muito bom ter vc aqui! Tive alguns problemas na semana passada e por isto fiquei meio sem cabeça e tempo...
Vou passar no seu blog, pode deixar, gosto muito dele!
Beijão,
Anna