Paganismo Celta
Quando eu ingressei no caminho pagão, eu também gostava de chamá-lo de caminho da Deusa. Eu entrei bem dentro da linha da Wicca e me iniciei nela. Porém sempre sentia a necessidade de um aprofundamento na tradição celta, no Paganismo Celta, que nada mais é, como já falei aqui, o Druidismo e o Reconstrucionismo Celta. E isto eu só fui saber quando adentrei por entre as brumas deste caminho tão antigo e tão sábio.
O Paganismo Celta se assemelha em algumas coisas com a Wicca, mas se difere em outras. Ele , por exemplo, não trabalha com a magia cerimonial, tão presente em muitas vertentes wiccanas. Além de que a Wicca é uma religião nova, enquanto o Paganismo Celta é uma religião bastante antiga.
São nas várias diferenças entre a Wicca e o Paganismo Celta que este último me chama e eu me identifico mais . Seguir uma religião para mim não é querer enfiar os ensinamentos dela a todo custo em nossas cabeças porque achamos, por algum motivo, que este é o caminho ideal. Ao contrário, para mim seguir uma religião é nos identificarmos com sua filosofia e espiritualidade, é aprendermos mais um ensinamento e nos maravilharmos com ele porque sempre pensamos da mesma forma. Ou é quando ouvimos um ensinamento e por mais que nunca tenhamos pensado daquela forma, aquilo passa a fazer um sentido enorme, como se estivesse adormecido em algum lugar dentro de nós.
O Paganismo Celta me traz esta satisfação, assim como o ingresso no Caminho da Deusa me trouxe. Tudo é uma questão de aprofundamento e aprendizado constante. O Paganismo Celta não chegou até mim de imediato, embora eu sempre o procurasse dentro da Wicca. Mas ele não estava lá! Ele veio até mim quando eu já não sentia muito sentido em alguma práticas wiccanas e as percebia com grande automatismo. Então coloquei os pés para fora da Wicca e encontrei as raizes que eu tanto procurava. Não estou querendo dizer aqui que a Wicca não seja substancial e uma religião digna. Muito pelo contrário, tenho grande apreço e respeito por este caminho espiritual que tanto me deu e ainda me dá . Mas talvez o grande pesar da Wicca seja que ela se institualizou demais. E muitos pagãos não gostam de instituições...
Mas tudo isso é extremamente pessoal e só estou aqui relatando a minha experiência, que pode ser completamente distinta ou contrária a de outras pessoas, e nehuma vai deixar de ser válida por causa disto. Mesmo que duas pessoas sigam uma mesma religião, a espiritualidade de cada uma é única, pessoal e intransferível!
Penetrando na sabedoria do Paganismo Celta vamos encontrar as três famílias:os Deuses, os Espíritos da Natureza e os Ancestrais; os Três Reinos e o Outro Mundo. Aos poucos vou abordando aqui cada um deles, nesta série sobre o Paganismo.
Fàilte!
Anna Leão. Todos os direitos reservados.
Comentários