Dia 10 - Espíritos da Natureza

 Os espíritos da Natureza são uma das pernas do Triskle do que chamamos de As Três Famílias. Eles se correlacionam ao Reino da Terra, enquanto os Ancestrais, ao Reino do Mar e os Deuses ao Reino do Céu, completando esta tríade.

Estes seres são nossos vizinhos, coabitando a Terra conosco. São de vários tipos, grupos e espécies, desde os espíritos dos animais ao Povo Nobre do Sidhe, podendo serem físicos ou espirituais. Algumas classes são simpatizantes dos humanos, enquanto outras nem tanto. 

É muito complexa a vasta gama dos Espíritos da Natureza. Porém, por outro lado, é simples reverenciá-los. Mais do que ofertar mel num copo de leite ou em uma maçã para os conhecidos também como A Boa Gente, é preciso tratá-los com respeito. A melhor forma de fazer isto, ao meu ver, é cuidando o máximo possível do nosso meio ambiente e não agredi-lo, pois como o nome já diz, são espíritos da Natureza. 

O Druidismo é uma religião animista, que se traduz por atribuir alma a tudo que tem vida. Lagos, rios, árvores, pedras, enfim, todo e qualquer tipo de vida possui uma alma. Se não respeitamos e cuidamos da Natureza que nos sustenta como vamos querer que os seus espíritos nos vejam com simpatia? 

Sadb Leannan Coll

Comentários