Dia 11 - Ritual
O ritual religioso é uma forma de nos conectarmos a nossa espiritualidade e ao divino, que mora tanto dentro quanto fora de nós. Sim, os Deuses estão no interior de nosso ser, como no exterior, na imensidão e infinitude do Universo.
Podemos fazer rituais para vários objetivos, mas sempre honrando as três famílias, principalmente os Deuses.
Temos quatro rituais principais: Samhain,Imbolc, Beltane e Lughnasadh. Também ritualizamos nos equinócios e solstícios. Essa prática é importante pois nos sintoniza ainda mais com a Natureza, com o novo ciclo que se inicia.
Em cada um desses oito festivais costumamos honrar um ou mais Deuses. Mesmo nos solstícios e equinócios honramos divindades que se afinam mais com estas estações, e essa percepção, algumas vezes, é bem pessoal.
A conexão com os Três Reinos está presente em todos os ritos, do mais simples ao mais elaborado, assim como a oferenda às três famílias, que pode ir de um incenso ou libação, à uma comida especial.
Pessoalmente meus ritos costumam ser bem simples, sempre com uma divinação no final e algumas orações. Também gosto muito da música como oração. Sinto que a conexão se torna mais forte, afinal não podemos esquecer o quanto os povos celtas gostavam de música, assim como seus Deuses.
Sadb Leannan Coll
Comentários