Dia 12 - Roda do Ano


As religiões pagãs têm como base a Natureza. Dentro de seus calendários específicos, afinados com os ciclos da Natureza, são celebrados ritos que visam a conexão com as energias do momento e sua sintonia.

Esta sintonia é importantíssima para o bem viver, pois também somos natureza e recebemos as influências das forças cósmicas e telúricas de cada estação. Quando nos sintonizamos, isto é ,quando nos conscientizamos do momento em que estamos e das forças atuantes, podemos seguir o fluxo da vida com mais tranquilidade e aproveitamento, além de nos compreendermos  e nos respeitarmos mais e  melhor.

A maioria dos povos celtas celebrava principalmente quatro festivais no ano chamados de os Grandes Festivais do Fogo( ou Agrícolas). Estes festivais dividiam o ano na metade clara e escura, de acordo com as estações bem marcadas onde os celtas habitavam.

Já os equinócios e solstícios eram celebrados apenas em algumas regiões, onde Deuses específicos eram honrados, como acontecia também nos Festivais do Fogo.

Hoje em dia, no Druidismo Moderno, costumamos celebrar as oito datas, que formam a Roda do Ano. A simbologia e representações são precisas, e mesmo não precisando mais guardar estoques de caça para o inverno, por exemplo, precisamos poupar nossas energias e ficamos naturalmente mais intorspectivos nesta época do ano. 
De Samhain até Imbolc não é uma época de muito agito.

Dentro de toda esta celebração e sintonia, reverenciamos às Três Famílias: os Deuses, os Ancestrais e os Espíritos da Natureza. 

Os festivais Agrícolas têm datas mais flexíveis de acordo com a paisagem e fenômenos naturais de cada região em particular. Por exemplo, Imbolc tem seu início no momento do primeiro degelo em locais de neve e geada. 

O Solstício de Verão (Alban Hefin - Luz do Verão), o Equinócio do Outono (Alban Elfed - Luz de Outono), o Solstício de Inverno (Alban Arthan - Luz do Inverno) e o Equinócio da Primavera (Alban Eilir - Luz da Terra) são festivais Solares. 

Enquanto Samhain (Oíche Shamhna - O Ano Novo Celta),  Imbolc (Lá Fhaile Bríde -  A Festa de Brighid), Beltane (Lá Bealtaine - Os Fogos Brilhantes), e Lughnasadh (Lá Fhaile Loenasa - A Festa da Colheita) são festivais Agrícolas. 

Sadb Leannan Coll


Comentários