Dia 13 - Inspiração

 


Todo processo criativo precisa de inspiração. Aliás, para vivermos uma boa vida precisamos estar sempre inspirados.

A inspiração é algo bem abrangente, pois não só quem trabalha com a arte tem contato com ela. Para tudo na vida precisamos de uma boa ideia e para isso precisamos de inspiração. Um advogado, por exemplo, precisa de uma boa inspiração para convencer um júri ou um juiz; um professor também precisa estar inspirado para ensinar a seus alunos.

Mas também há a inspiração do artista, aquele que cria, aquele cuja criatividade é indispensável ao seu trabalho e inerente a sua pessoa.

Para mim todo aquele que cria é artista. Do escritor ao arquiteto, do pintor ao professor que realmente inspira com suas aulas criativas, não aquele que dá suas aulas mecanicamente.

E de onde vem essa inspiração? 

No Druidismo temos o conceito da Awen (ou Imbas, para os Gaélicos). Ela é a inspiração divina, a Iluminação. Ela é mais do que as inspirações corriqueiras do dia a dia. Entretanto, acredito que essas inspirações possam conter uma fagulha da Awen.

Ela é o encontro com o divino, que pode vir de um “pequeno” insight a uma grande mediunidade. Ela pode ser a mensagem dos Deuses através de meditações, como as mãos que escrevem uma história. 

Eu, como escritora, já senti muitas vezes essa inspiração divina guiando-me em meus enredos através de minhas personagens. É como costumo falar, tem vezes que acabo de escrever e me pergunto: como eu sabia de tudo isso?

A Awen é como um encanto que se apossa de nós e nos deixa em êxtase. É o hidromel dos Deuses servido a nós. Não tem hora para chegar, nem dia certo, mas cabe a nós darmos a chance para recebê-la. Podemos fazer isso colocando nossos dons em prática, meditando, ritualizando, orando, dançando, cantando, contemplando a Natureza, amando.

Enfim, os caminhos para o encontro com os Deuses são muitos. Receber sua inspiração divina, muitas vezes, depende mais de nós do que deles.

Sadb Leannan Coll

Imagem: Awen - The Three Rays by jeshannon on DevianArt

Comentários