Dia 15 - Histórias



Será que devemos deixar o passado no lugar dele? 

Hoje em dia ouvimos muito essa recomendação, assim como também ouvimos o ditado “Quem vive de passado é museu.” Sim, estas recomendações fazem sentido dentro do contexto de nossa vida pessoal. Como,  por exemplo, quando nos apegamos a algo que já passou, a uma situação, a uma pessoa e precisamos deixá-la ir embora. Contudo, mesmo assim, o que vivenciamos e precisamos deixar ir embora faz parte da nossa bagagem de vida que nos trouxe experiência e, a partir dela, aprendizados. 

O que dirá então a história da nossa humanidade, dos povos, das diversas culturas! É olhando para o passado, investigando-o e aprendendo com ele que ganhamos conhecimento sobre o caminho que seguimos, seja ele qual for.

Atualmente, principalmente dentro do Druidismo Moderno, seria impossível percorremos este caminho devocional se não tivéssemos a história dos povos célticos, de suas divindades, de seus heróis e de sua cultura para pesquisarmos. É através dos mitos celtas que conhecemos os Deuses e temos acesso a ensinamentos profundos sobre a vida humana, que nos vão sendo revelados a cada vez que relemos um mito. 

Sim, a magia das histórias está na repetição de seu contato com ela. Na primeira vez que a lemos, principalmente se somos muito jovens, temos um entendimento superficial sobre aquele mito, que muitas vezes para nós não passa de uma história bonitinha, romântica, ou mesmo terrível, dependendo de qual mito se trate. 

No entanto, conforme recorremos aquele contato, portais vão sendo abertos e nos aprofundamos nas virtudes dos Deuses. Percebemos que nem sempre algo significa o que aparenta ser inicialmente, e deixamos aflorar em nossa alma ensinamentos há muito esquecidos. Nosso nível de consciência se amplia e despertamos para mais um patamar de compreensão. Percebemos os Deuses dentro de nós e, por isso, nossas gnoses pessoais se tornam mais confiáveis. 

Um povo que reverenciava tanto seus antepassados, uma religiosidade que tem como um de seus pilares o culto aos  Ancestrais não poderia deixar de olhar para o passado e se nutrir dele. E isso acontece porque o passado, que nos traz o conceito de história, é apenas um momento no tempo para nós  que vivemos numa dimensão tridimensional. Contudo, na realidade, passado, presente e futuro se fundem e acontecem no mesmo instante, pelo menos dentro de nossa alma.

Sadb Leannan Coll

Comentários