Dia 17 - Ética

 

A espiritualidade druídica possui uma sabedoria imensa, pois visa a harmonia e o bem coletivo. Isso se dá por sua concepção de mundo como algo integrado, onde tudo e todos estão conectados. Por conta disso a ética é muito valorizada dentro de nossa espiritualidade.

A ética visa o bem do conjunto, desde uma família ao planeta; desde um clã ao universo. 

É difícil para nós, frequentemente, abdicarmos  de um desejo pessoal mesmo que ele não vá nutrir algo maior, contribuir para o bem da coletividade. Quando temos esse desejo, essa intenção,  ela está respaldada apenas no nosso ego e na nossa vontade imediata. A ética,  por sua vez, passa bem longe do nosso ego. Ela está em comunhão com a nossa essência.

Ética não é moral, o que muitos confundem. A moral é mundana, repleta de julgamentos, de conceitos de certo ou errado, e varia muito de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. A moral é passível de muitas interpretações. Já a ética é universal. Ela transcende nossos achometros, nossos quereres, nossa tirania. 

A ética é imune ao tempo e ao espaço. Já a moral varia, dependendo da época e do local.

A ética é um conjunto de virtudes. Virtudes são características divinas, são qualidades de alta vibração. No Druidismo Moderno temos as 9 virtudes que guiam o nosso caminho espiritual e a nossa trajetória de vida. São elas: a verdade, a honra, a hospitalidade, a coragem, a generosidade, a lealdade, a força, a justiça, a perseverança.

Quanto mais desenvolvemos estas virtudes em nós, em nossas atitudes e em todas as áreas de nossas vidas, mais íntegros nos tornamos. Nossa vibração se eleva e podemos comungar com os Deuses e fluir melhor com a vida. 

Quanto mais ética possuimos, mais a nossa consciência se expande e se amplia, mais sentimos o divino dentro de nós.

Quando falei no dia 15 sobre os ensinamentos que vamos percebendo ao relermos as histórias da mitologia céltica, trata-se basicamente disso: perceber as virtudes nos mitos, que vão muito além de nove virtudes.

Sadb Leannan Coll

Comentários