Dia 18 - Ciência e Filosofia

 


Acredito que seja inerente a todo caminha espiritual ter uma filosofia, se não, vejo aquela espiritualidade como estéril.

Digo isso porque, para mim, e acredito que para muitos, espiritualidade é prática. Ela acontece no nosso cotidiano, em nossas ações e comportamentos. Esses comportamentos nascem de uma forma de pensar que permeia a espiritualidade escolhida.

Sem dúvida alguma, o Druidismo sempre foi, também, um caminho filosófico. Além disso possuía a ciência como aliada. A astronomia, por exemplo, já era praticada pelos druidas em sua época. 

Aliás, estes sacerdotes eram muito sábios e versados em varias áreas. Por isso o Druidismo tem em seu corpo disciplinas que aparentemente possam se chocar umas com as outras, mas que, na verdade, se complementam e formam uma religião integrada. 

Ciência, filosofia, magia e ética formam esta espiritualidade de saberes tão profundos e diversos, que se unem em harmonia num todo coerente.

Matéria e espírito, sentimento e pensamento fazem parte de tudo. Mas infelizmente vivemos há tempos num mundo que enfatiza as polaridades como inimigas, em vez de buscar a harmonia e integração de ambas.

 Vivemos  a dualidade dos extremos 
em vez de criarmos uma terceira força  a partir da união e integração de dois polos. No entanto, o Druidismo sempre realizou essa alquimia por perceber o mundo e a vida como um todo e não apenas como partes.

Sadb Leannan Coll

Comentários