Dia 21- Vida Consciente

 


Estarmos com a mente focada no momento presente é uma forma de fortalecê-la. Vivermos de forma consciente é estarmos presentes no aqui e agora. Infelizmente estamos longe disso na maior parte do tempo. Vivemos quase que robotizados, ligados o tempo todo no piloto automático.


Vivemos não! Você pode viver assim, mas eu não! Eu posso olhar pela janela do meu quarto e enxergar o prana que pipoca no ar, como acabei de fazer agora. Se eu não estivesse consciente do momento presente, jamais teria conseguido captar essa imagem.

Viver conscientemente é você prestar atenção em tudo, do menor ao maior acontecimento. É você prestar atenção tanto no prana que jorra no ar, como em seus pensamentos, sentimentos e atitudes.
 
Mas não é só isso. Vida consciente é também estar ligado em nossas ações, no que podemos ofertar ao mundo, em como não prejudicar o outro e o meio-ambiente.

Creio que o Druidismo pode contribuir muito em nossa atitude consciente por ser uma espiritualidade que zela e valoriza a Natureza, além de chamar cada praticante para ser responsável por seus atos, em vez de culpar fulano ou beltrano, em que área da vida for.

Toda ação gera uma consequência. E quando falo em ação, falo também em palavras proferidas, escritas, sentimentos e pensamentos, e também, em não-ação. Sim, muitas vezes o silêncio ou a negligência de uma não-ação geram um malefício enorme.

Viver conscientemente é se perceber integrado no Todo, e com esta percepção nossa responsabilidade aumenta. Não dá para agirmos de uma forma sem afetar os outros ou o mundo. Estamos todos conectados. 

Se estou alegre minha alegria reverbera e contagia as pessoas. Se sinto tristeza é com mais pesar que “contribuo” para com o mundo. Não falo em repressão de sentimentos, longe disso. Falo em consciência. Pois só conscientes de nossos sentimentos e processos podemos nos trabalhar e melhorar. Além de nos sentirmos melhores, estaremos contribuindo para um mundo melhor.

No Druidismo Moderno temos uma grande ênfase na reflexão e meditação, práticas que nos ajudam a nos tornarmos mais conscientes, e com isso mais responsáveis por nós mesmos.

Sadb Leannan Coll

Comentários