Dia 22 - Família e Amigos


Os laços familiares e de amizade são muito importantes dentro do Druidismo. E não poderia deixar de ser já que a ancestralidade e virtudes como a lealdade e a honra são tão valorizadas pela espiritualidade céltica. 

Honra e lealdade fazem parte de uma verdadeira amizade, são intrínsecas a ela. Sem estas virtudes pode ser tudo, menos amizade.

Para mim a amizade é a base de todas as relações sadias e verdadeiras, sejam elas quais forem. Como não ser amiga de seus pais, irmãos, filhos, cônjuge ou namorado? O que dirá então dos amigos, aqueles que escolhemos para as nossas vidas... Ou a vida escolhe para nós, numa afinidade incrível de almas, a Anam Cara.

Duas coisas que sou extremamente grata na minha vida são a minha família e os meus amigos. Às vezes, principalmente quando somos mais jovens, temos a rebeldia nata da juventude que vive criticando os familiares. Isso faz parte. É aquele impulso que temos de querer desbravarmos os caminhos sozinhos e afirmarmos a nossa identidade.

Entretanto, tudo isso pode andar junto e misturado. Os povos celtas eram firmes em seus clãs familiares, em seu sentido de família, e ao mesmo tempo cada membro portava uma forte individualidade pessoal. É assim como os lobos e suas matilhas...

Temos uma responsabilidade muito grande com a nossa família, tanto a de origem, quanto a que originamos, perpetuando a nossa linhagem. E nosso comportamento influencia tanto os que vieram antes de nós, quanto os que ainda virão. Assim como somos influenciados por nossas origens, pois nada é por acaso, tudo está conectado, o que dirá a nossa família!

Sadb Leannan Coll

Comentários