Dia 23 - Comunidade

 

Encontro da Comunidade Druídica em Juiz de Fora - 11/2021

Ampliando os nossos laços sanguíneos e de amizade, chegamos na Comunidade. O que vem a ser este conjunto de pessoas que se afinam por uma espiritualidade, por um ideal, por um chamado maior?

Aqui falo das comunidades religiosas, mais especificamente a druídica, claro. Pois ela se difere de muitas, a começar por não fazer proselitismo.

Não queremos enfiar nossas crenças na sua cabeça, custe o que custar. Nossa espiritualidade presa pelo chamado ao coração, pela identificação genuína com uma forma de ver a vida e o mundo, com uma devoção natural, espontânea e não imposta.

Mas queremos ser respeitados em nossas crenças e na forma como a praticamos, assim como respeitamos outros credos. No entanto, estamos sempre abertos para recebermos aquele que chega e orientá-lo no caminho. 

É muito gostoso perceber em nossa comunidade como as amizades surgem espontaneamente, como você se sente pertencendo a uma tribo, identificando-se com as pessoas e sentindo verdadeiro carinho e amor por elas. É claro que nos afinamos mais com uns do que com outros, o que é natural em qualquer grupo.

Desde 2009 nossa Comunidade Druídica proporciona encontros anuais presenciais de alguns dias para os grupos e pessoas que seguem o Druidismo se reunirem, trocarem e se confraternizarem. Contamos com palestras, oficinas e ritos. Isso é muito importante para a nossa união e fortalecimento. Apenas em 2020, no auge da pandemia do corona vírus, o evento foi totalmente online.

Esses Encontros não são restritos aos praticantes. Também é aberto a simpatizantes e aqueles que queriam conhecer melhor a nossa espiritualidade. 

Nossa Comunidade também criou o Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta em 2011. Dentre suas várias atribuições o CBDRC apoia seus afiliados, protegendo-os de atos de intolerância religiosa, defende o meio ambiente e apoia atividades artísticas e culturais pertinentes à sua espiritualidade.

Sadb Leannan Coll

Comentários