Dia 24- Trabalho

O trabalho enobrece!

Quem nunca ouviu este provérbio?! E é verdade. Ao trabalharmos estamos dando um pouco de nós para o mundo. Estamos produzindo, e isso nos permite nos sentirmos úteis e ativos.

Mas o mais bacana de tudo isso é que através do trabalho podemos colocar em prática os nossos dons. Não nascemos com eles à toa. Se temos certas habilidades e talentos é importante que os utilizemos.

Por isso é importante que procuremos seguir nossos dons e vocação e o utilizarmos em nosso trabalho. Infelizmente muitos não têm a oportunidade desta escolha. Ou será que apenas não  percebem que o que fazem tem a ver com suas habilidades, mesmo que não seja da forma que sonhavam?

De qualquer modo, há aqueles que querem seguir uma carreira onde exercerão seus talentos e são tolhidos por um entorno que os pressiona a seguir outros rumos. Nestas horas é preciso ser firme com suas próprias escolhas e essência.

Mas não precisamos empregar dons e talentos apenas no trabalho remunerado. Trabalho é muito mais que isso. E principalmente quando olhamos pela ótica do Druidismo percebemos que o conceito de trabalho pode ser muito mais amplo. Nas sociedades celtas todos tinham suas funções, e isto era muito respeitado e valorizado.

Dedicarmo-nos a algo é trabalho. Há os trabalhos voluntários de várias ordens, assim como os trabalhos dentro de uma fraternidade, por exemplo. 

No Druidismo, compreendemos seu estudo e práticas - desde as pessoais até as ações em prol da Comunidade - também como trabalho.

Uma mãe que se dedica a cuidar de seu filho pequeno também está trabalhando. Uma filha ou filho que se dedica a cuidar de seus pais idosos também exerce seu trabalho.

O importante é darmos o nosso melhor em tudo que fazemos e sempre atuarmos  com amor e leveza. Podemos ter um dia intenso de trabalho, mas ele pode ser leve se o fazemos com amor.

Pensemos sempre em estarmos contribuindo através do trabalho que executamos no momento, seja para o nosso desenvolvimento pessoal - que indiretamente contribui para o mundo - seja para alguém, para um grupo, uma empresa, uma comunidade. Com esta percepção sentiremos tudo mais suave e nos perceberemos mais integrados em  nós mesmos e no mundo. 

Sadb Leannan Coll

Comentários