Dia 4 - Três Reinos


 A cosmologia céltica não consiste apenas na Óran Mor, a Grande Canção ( abordada no dia 2).  A divisão do mundo em 3 reinos também faz parte de sua cosmologia e é aqui que iremos falar deles. 


Já de início saímos do conceito dual espírito/matéria vigente no mundo moderno e partimos para a Sabedoria  da triplicidade.

Gosto de imaginar a Grande Canção fluindo em sua simples melodia complexa e criando os Três Reinos: o Céu, a Terra e o Mar. Interligando estes reinos se encontra, bem em seu centro, a árvore do mundo, que tem suas raizes no Reino da Terra e sua copa no Reino dos Céus, enquanto o Reino do Mar a circunda. 

A grande árvore do mundo, também vista como um pilar de pedra, é o ponto de intersecção dos Três Reinos, responsável por sustentá-los e os interligarem, permitindo que se comuniquem e interajam entre si. O poço de Segais, a fonte da Sabedoria, guardado por nove aveleiras mágicas, fica na base de suas raizes.

O Reino do Céu abriga os Deuses, e é de onde vem a inspiração e a luz da Sabedoria Sagrada, o Awen, ou Imbas para os irlandeses.  Já o Reino da Terra é o lar dos Espíritos da Natureza.

Enquanto o Reino do Mar, que nos leva a várias ilhas do Outro Mundo, depois da nona onda, é a morada dos Ancestrais e dos seres feéricos. Algumas de suas ilhas são Emain Ablach - a Ilha das Maçãs, morada do Deus marítimo Manannán mac Lir -;Tír na nÓg - a Terra da Juventude -;Tír na nBan - a Terra das Mulheres -;Tech Duinn - A Casa de Donn, Deus dos mortos.

Pode parecer, mas na verdade, nada disso está distante de nós. Não é uma metáfora, nem uma alegoria. Como eu disse no dia 3, a Natureza está em nós. Somos Natureza e vivemos os Três Reinos não só na nossa paisagem como em nosso corpo. Vivenciamos o Reino do Céu ao respirarmos. O Reino do Mar corre por nossas veias, sendo o nosso sangue e todos os fluidos de nosso corpo, que é formado pelo Reino da Terra em nossa carne, ossos e músculos. 

Assim, os Três Reinos estão dentro e fora, permeando, sustentando e perpetuando o mundo e a vida.

Sadb Leannan Coll


Comentários