Dia 5 - Elementos


A sabedoria druídica nos mostra de uma forma ainda mais específica a integração da natureza em nós quando faz a correspondência de nosso corpo com todas as suas forças. 

Não sei se a palavra correta seria integração. Na verdade não sei se apenas ela, talvez uma delas. Mas podemos adicionar a ela as palavras comunhão, interação e união, ou melhor, unicidade. 
Sim, talvez o sentido mais próximo do que quero expressar seja o de unicidade. Somos unos com a Nautureza. Ela faz parte de nós, está em nós. 

Os Dúile são os elementos da Natureza trabalhados no Druidismo como correspondentes ao nosso corpo. 

O sol é o meu rosto, a lua a minha mente
Nuvens no cérebro de raios, vento o meu sopro 
As estrelas minha coroa, o mar o meu sangue
Meus cabelos a vegetação
Carne terra, pedra ossos.

Gostaria também de mencionar o Fogo Sagrado e a as Águas do Submundo. Mais que elementos, estas duas forças  primordiais que sustentam a vida também fazem parte da Cosmologia Céltica. Porém, preferi abordá-las no dia dos Elementos.

Presente dos Deuses, o Fogo dos Céus também é o coração da Terra e habita dentro de cada ser vivo. 
Já as Águas do Submundo são as águas do mar e os veios aquáticos que correm no subterrâneo, como os poços e fontes. Representada pelo Caldeirão do Renascimento, onde toda vida nasce e morre.
Estes dois poderes são conhecidos,  respectivamente, como a Ordem do Mundo e o Caos do Potencial.

Temos também os Três Caldeirões alojados energéticamente em nós. Talvez para um entednimento melhor possamos compará-los aos chacras, porém há diferenças importantes.

O Caldeirão do Aquecimento ou Incubação se localiza em nosso abdômen e nasce em nós virado para cima. Relaciona-se ao Reino da Terra e representa a nossa saúde, sobrevivência, raiz.

O Caldeirão do Movimento ou Vocação se encontra no peito. Representa as nossas emoções e dons. Nasce de lado, e cabe a nós movimentá-lo para ficar virado para cima através do aprimoramento de nossos talentos postos em ação. Correlaciona-se ao Reino do Mar.

Para finalizar, o Caldeirão do Conhecimento ou Sabedoria. Nasce virado para baixo em nossa cabeça. Para o virarmos para cima precisamos alcançar a Iluminação através da Inspiração Divina, a Awen, que pode ser canalizada através da arte, meditações, jornadas xamânicas e trabalhos de expansão de consciência. Este caldeirão está relacionado ao Reino do Céu.

Os Três Caldeirões também se relacionam com os Dúile que estão correlacionados, por sua vez, aos Três Reinos. Está vendo como tudo está conectado?!

Sadb Leannan Coll

Comentários