Dia 6 - Espaços Sagrados


Eu às margens do rio Shannon, na cidade de Athlone, na Irlanda. Você consegue ver o rosto da Deusa nas águas do rio?!

Falar de espaços sagrados é algo muito pessoal. Começamos com uma igreja católica, por exemplo. Ela será sagrada para um católico, mas, possivelmente, não para quem não o for. Um templo budista a mesma coisa. Visto assim, podemos deduzir que alguns espaços sagrados são sagrados para determinadas pessoas pelo que representam e até mesmo por suas energias e egrégoras ali consentradas. Contudo,para outras pessoas que não se sintonizam com aquelas energias, esses locais não terão significados. Mesmo assim, ao meu ver, não deixam de serem sagrados, e devem ser respeitados.

Entretanto, há outros tipos de espaços sagrados. São eles locais naturais que concentram energias telúricas de alta vibração. São conhecidos como chácras da Terra e estão espalhados pelo nosso planteta.
Veja na imagem abaixo as suas localizações.



Acredito que tanto um seguidor do paganismo como alguém que não o é podem considerar estes 7 locais como espaços sagrados, pois a energia que está ali é independe de qualquer religião ou caminho espiritual. Agora, para alguém que segue o Druidismo, como eu, estes locais ganham ainda mais importância. 

Porém, não são apenas eles. Pessoalmente, qualquer ponto da natureza eu sinto como sagrado. Então para mim é muito fácil encontrar um espaço sagrado. Tudo vai de como lidamos com ele, com que olhar, com que intenção. Vou dar um exemplo.

Moro no Rio de Janeiro. Temos praias famosas e frequentadas por muitos. Contudo, não são todos que se banham no mar pensando em se purificar, se renovar e principalmente se conectar, como eu faço. Essa intenção faz toda a diferença, pois com ela, estamos reconhecendo a sacralidade daquelas águas. Sem falar em Manannán! Não tem como eu olhar para o mar e não pensar nele, Mac Lir.

Provavelmente, o único dia em que as praias aqui do Rio são sentidas pela maioria como sagradas é na passagem do ano, quando muitos vão fazer oferendas para Iemanjá! É claro que seus devotos também devem sempre sentir nosso mar como sagrado. Mas os "devotos" apenas do dia 31 de dezembro é só naquela data mesmo.

Brincadeiras à parte, quero finalizar dizendo que qualquer lugar pode ser sagrado se sentimos o divino nele, a começar pelo nosso altar.

Sadb Leannan Coll


Comentários