Dia 9 - Ancestrais
O culto aos Ancestrais é uma prática muito importante dentro do Druidismo. Devo confessar que foi caminhando por esta senda que me conscientizei da importância de honrá-los. Vivemos num mundo que não nos incentiva a sermos gratos e sim a querermos mais e mais da vida, além de temermos a morte, os espíritos e tudo que está para além do nosso mundo material.
É mergulhando em um caminho espiritual como o Druidismo que podemos perceber a importância daqueles que vieram antes de nós. É claro que há outras religiões que também reverenciam os antepassados. Mas estamos aqui falando do Druidismo, a espiritualidade que sigo e que me ensinou a olhar para trás com gratidão e reverência.
Em nossa prática druídica, reverenciamos três linhagens ancestrais. São elas a linhagem dos antepassados de sangue, a linhagem dos antepassadas da nossa terra e a linhagem dos antepassados da nossa tradição espiritual. Estes últimos são aqueles que trilharam o nosso caminho espiritual antes de nós, perpetuando o conhecimento, os ritos e a própria fé e reverência aos Deuses. Como não honrar aqueles que semearam a nossa espiritualidade para nós?
Os antepassados da Terra são aqueles que habitaram o nosso país, estado e cidade antes de nós. Como não honrar aqueles que semearam para nós o local onde vivemos hoje?
Os antepassados de sangue já são mais conhecidos e populares, é a nossa árvore genealógica com raízes tão profundas. Como não honrar aqueles que semearam o nosso corpo, o nosso DNA?
E como honra-lós ? De várias maneira, a começar pela gratidão sincera no coração. Podemos aprender a sermos gratos, sabia? O resultado? Um transbordamento de amor em nosso ser. Gratidão é amor. Essa talvez seja a forma principal de reverenciarmos os ancestrais. Mas podemos também fazer oferendas ou compartilhar uma refeição com eles. E quanto mais cuidarmos da Terra em que vivemos, praticarmos a espiritualidade que seguimos com honra e dedicação e trabalharmos padrões de comportamento nocivos que muitas vezes estão presentes em gerações incontáveis da nossa linhagem de sangue, estaremos honrando e contribuindo para com os nossos amados ancestrais, porque curando o nosso presente, curamos o nosso passado e vice-versa.
Sadb Leannan Coll
Comentários