Dia 30 - Conselhos

Para mim, seguir  um caminho espiritual ou uma religião é ouvir o chamado do coração. É sentir a alma em sintonia com aquele caminho.  Sei que para muitos não é assim. Grande parte das pessoas segue uma religião imposta desde a infância sem poder, ou mesmo ter vontade de argumentar.


Lembro-me de quando eu era adolescente que infernizava a vida de uma amiga católica com questionamentos sobre as coisas que ela não podia fazer e as que tinha que fazer mesmo não querendo. “Por que você vai à missa todo domingo se reclama que é chato?” Por que você não pode comer carne hoje, se não sabe o motivo, só porque sua mãe disse?” E por aí vai... Sinceramente, não sei como ela tinha paciência com o meu interrogatório. Mas simplesmente eu não entendia como alguém podia seguir aqueles comandos sem entender o significado dos mesmos, a contra-gosto, e sem mesmo questioná-los. 

Pelo meu lado, eu era filha de um pai agnóstico (mesmo tendo estudado em colégio de padres o colegial inteiro) e de uma mãe espiritualizada. Sou filha de livres pensadores, e talvez por conta disso, eu também seja uma. E esse é o meu primeiro conselho: pense. E mais importante: sinta. E sempre: intua.
E acabei de criar uma tríade:  Pense, Sinta, Intua.

O Druidismo Moderno é um caminho para almas que pensam livremente e sentem verdadeiramente o chamado de seus corações. Cada um tem seu tempo e seu ritmo. A velocidade com que você vai percorrer este caminho terá a ver com o seu momento, seu ciclo de vida e sua própria natureza. Como irá percorrer este caminho infindável também dependerá exclusivamente de você. 

Cada vez mais temos materiais sérios e disponíveis para serem estudados e pessoas também sérias para orientarem no caminho. O próprio Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico está aí para isso. Se você está começando, o CBDRC pode lhe indicar grupos, livros, etc. O estudo é tão importante quanto a prática. Um apoia o outro e nos ajuda em nosso desenvolvimento dentro da espiritualidade druídica.

Converse com os Deuses, sinta-os perto de você. Pode ser através de uma meditação, uma jornada xamânica, um rito, ou contemplação na natureza. Celebre os festivais, isso o ajudará a se sintonizar cada vez mais com as Três Famílias e com as energias do momento. E pelo amor dos Deuses, se houver alguma prática com a qual não se sinta à vontade não a faça.  Não precisamos nos afinar com tudo que faz parte de um caminho espiritual para ele ser válido para nós. Mas tudo que fizermos precisa estar afinado com a nossa essência para ter validade.

Sadb Leannan Coll

Comentários