O CULTO À FORMA PERFEITA.





Já faz um tempinho que reencontrei uma mocinha de uns 18 anos que mora na minha rua. Eu a conheci criança, sempre muito bonitinha. Passou a adolescência mais bonita ainda, até este dia quando levei um susto. A menina está esquálida! Parece ter dez anos a mais. Além disso, seu rosto, antes tão cheio de vida (e de carne), está encovado, abatido. O corpo, uma tábua, sem forma, sem curvas (algo tão característico da mulher). Ela ia para a academia, então percebi que não estava doente, embora parecesse, por sua fisionomia.

Essa garota é só um exemplo de todo esse culto à magreza, à forma "perfeita", à massificação. Pois a verdade é essa, se as pessoas não se respeitam pelo que são, por seu biotipo físico, pelas coisas em que acreditam, por suas próprias características tão peculiares que fazem parte de uma identidade pessoal, se preferem se enquadrar em padrões pré-estabelecidos, essas pessoas querem ser massificadas e teleguiadas! 

Acredite em você e lute para ter o direito de ser você mesma, a começar pelo seu corpo! Vou dizer, prefiro ser um peixe fora d'água. O que adianta estar na água se ela está contaminada?

As mulheres sofrem tanto tentando alcançar um ideal imposto. Pra começar perdem completamente a autoestima, e acham que é conquistando o corpo perfeito que vão resgatá-la. O importante é descobrir nossa própria beleza e saber usá-la. O interessante está na diversidade! Não somos bonecas para sermos fabricadas em série. Temos também uma identidade corporal, e isso é muito importante!

Há cerca de um ano assisti a um programa na televisão que mostrava uma garota querendo se transformar numa celebridade qualquer. Não foi um programa esporádico, não. Era um programa regular que a cada episódio vinha com uma nova moça e com um "novo" modelo a ser copiado. A pessoa passava por cirurgia plástica para ter os seios, as maçãs do rosto e etc, de fulana de tal. E essas moças não eram feias, não!

Estas situações me deixam pensando em como o ser humano está doente, perdido. É triste isto. Você é bonita, se olha no espelho e não vê isso. Só verá quando estiver parecendo com fulana ou de acordo como mandam as revistas da moda.

Hoje você tem que ter dois melões bem grandes no lugar dos seus seios. Então, todas correm para se cortar, na ânsia de não ficarem para trás, de serem mais que as outras, de não perderem "seu" homem, ou de conquistarem todos. Bom, neste caso, se é um homem assim que você quer, vá em frente e boa sorte.

Acho que estou meio agressiva hoje, mas é que vejo tanto exemplo dessas coisas. Dessa falte de autorrespeito, autovalorização, de substância, de conteúdo (em todos os níveis).

Uma mulher só tem uma verdadeira autoestima quando ela é livre para ser ela mesma, do jeito que for, sem se importar se vai agradar, porque o importante, o saudável, é que ela agrade, primeiramente, a si mesma. Daí vem sua força, seu poder pessoal e, consequentemente, seu encanto. Porque o que realmente atrai é uma pessoa que esbanja satisfação com ela própria, com a vida. E quem pode estar satisfeita fazendo dieta o tempo todo, se enfiando em cirurgias a cada estação, se preocupando a toda hora se um fio de cabelo está fora do lugar?


EU QUERO VERDADE, EU QUERO VIDA, EU QUERO AUTENTICIDADE, EU QUERO LIBERDADE!
VÊNUS/AFRODITE QUE NOS PERDOE, MAS PARECE QUE NÃO ENTENDEMOS NADA DO QUE ELA REPRESENTA. NADA CONHECEMOS SOBRE O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA BELEZA.


Anna Leão. (Favor mencionar autoria e fonte ao reproduzir este artigo)







Comentários

Lydiah de Arddhu disse…
Anna, minha querida,

você, melhor que ninguém, sabe o quanto eu esperei, ansiosa, por esse seu texto.

PARABÉNS!!!

Sua colocação está perfeita!!!

SOMOS SERES HUMANOS!!!

Os outros são apenas robôs com seus números de série.

Só espero que possa voltar a existir o tempo em que a VERDADE e a ESSÊNCIA de cada um era valorizada e respeitada!!!

PARABÉNS, querida!!!

Tenho certeza que VÊNUS/AFRODITE, em Sua forma deliciosamente cuvilínea de mulher, está Abençoando cada palavra de seu texto!!!

Beijos no coração,
Lydiah.
Anna de Leão disse…
Lydia querida,

Muito obrigada!!!
Estamos juntas nesse caminho de torcer para um mundo com mais substância e sensibilidade! Tentamos fazer o que podemos!
Um dia chegamos lá, de alguma forma...
Que Vênus/Afrodite nos abençõe sempre!
Beijos,
Anna.
Anônimo disse…
Anna,texto brilhante...Essa pressão para termos um corpo "perfeito" e tão grande e injusta...Suas palavras foram otimas para minha auto-estima.

Parabéns!

Deny zuba.
Anna de Leão disse…
DENY, que bom!
Fico muito feliz por fazer algo de bom e verdadeiro. É isso, devemos nos ajudar, nos unir, olhármos cada vez mais para dentro de nós, redescobrindo nossa própria beleza e ajudar a valorizar a beleza única de nossas irmãs (todas as mulheres).
Beijos.

CARMINHA, querida amiga,
mais uma vez obrigada por sua presença aqui.
Beijos.

Anna Leão