Pular para o conteúdo principal

O CHAKRA BÁSICO

De Metamorfose


Como havia prometido, estou dando continuidade ao tema chakras. Falarei de forma geral dos sete chakras principais, começando pelo primeiro chakra esta semana.

No índice do blog, em LIVROS EM METAMORFOSE, há a indicação de dois livros sobre o assunto, onde vocês poderão se aprofundar mais. São livros de abordagens bem diferentes um do outro, o que enriquece o nosso conhecimento sobre o assunto. Os livros abordam o tema com seriedade e profundidade.

O Muladhara chakra, também conhecido como chakra básico, tem a sua localização certa, pela maioria dos estudiosos no assunto, na base da coluna. Alguns autores, entretanto, distinguem sua localização em relação ao sexo; na mulher situa-se entre os ovários e no homem no períneo. Eu particularmente acredito, pelo menos até agora, que ele se localiza no períneo de ambos os sexos.

O chakra básico tem como função principal a sobrevivência e o aterramento, isto é, a ligação com a Terra. Estamos encarnados, precisamos de um bom aterramento, até mesmo para podermos ancorar no físico as energias espirituais que recebemos através do chakra da coroa, o sétimo chakra. E é através desta polaridade ( primeiro e sétimo chakras) que podemos fazer a boa ligação entre Céu e Terra, trazer o Céu para a Terra.

É aqui que armazenamos a energia vital, e é através deste chakra que agimos, concretizamos no plano material. Tudo que está ligado com a nossa sobrevivência encontra-se relacionado a este chakra: alimento, moradia, dinheiro, etc.

Como é um chakra de raiz ( e mula significa raiz em sânscrito, e adhara, base) tudo que tem a ver com raizes se enquadra aqui. Principalmente nossas raizes familiares e ancestrais. Os instintos também estão relacionados com o chakra básico. E aqui se encontra a agressividade, tanto a positiva, quanto a negativa - esta quando o chakra está desequilibrado.

No corpo físico o chakra básico rege as glândulas supra-renais e os rins, coluna, ossos, dentes, intestino grosso, reto, ânus, próstata.

Suas disfunções físicas podem ser anemia, ciática, varizes, probelmas circulatórios, tumores retais ou câncer, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, leucemia, ciática, lombalgia crônica, tensão nervosa.

Suas disfunções emocionais e mentais são: ausência de comprometimento, incapacidade de se prover e sustentar, trabalhar com medo, materialismo, raiva, impaciência, culpa, vergonha, apego, vícios, violência.

A cor deste chakra é o vermelho brilhante, escarlate. Sua nota musical é o Dó; seu elemento, Terra. O olfato é o sentido subordinado a este chakra. Seus alimentos são: raizes, temperos fortes, sementes e brotos.

Suas pedras e cristais são: rubi, granda, hematita (contém ferro, ótima para ser usada na anemia), jaspe sanguíneo, coral veremelho.

Seus aromas: cedro, patchouli, vetiver, sândalo. Sua vogal, "u", podendo ser entoada como um mantra, melhor ainda se for na nota Dó.

Todas estas correspondências acima podem ser uadas para equilibrar ou manter o chakra equilibrado. Entra aqui o bom-senso e o auto-conhecimento.

NOTA: A figura acima é uma das representações do significado esotérico do chakra básico. É um yantra e nele encontramos quase todos os elementos esotéricos que correspodem a este chakra, como a divindade feminina Dákini e a divindade masculina Ganesha, o triângulo invertido que simboliza a Shakti, a serpente enrolada como símbolo da Kundalini, a lótus vermelha de quatro pétalas e diversos outros símbolos.

Anna Leão.

Comentários

amorconsciente disse…
Olá Anna, agradeço por responder ao meu comentário e de ter gostado dos meus blogs, mas terei que desapontá-la ou surpreende-la. Não sei qual será sua reação. Eu não me identifico no blog pois prefiro que isto aconteça de forma curiosa por quem visita os blogs.
Eu sou homem e meu nome é Thiago. Espero que isto não mude a sua opinião.rsss

Muito amor e consciência.
Anna Leão disse…
Muito pelo contrario, Thiago!
Sabe que cheguei a pensar que poderia ser um homem o autor daqueles textos, mas depois descartei a idéia...

E já que você é um homem, não precisa se identificar não, pois vocês já apareceram muito na história hehehe. Estou brincando! Temos que andar lado a lado, em equilíbrio!

Meus parbéns pela sensibilidade e por enaltecer assuntos ditos tão femininos, isto mostra que você é um homem especial!

Muito amor e consciência pra vc também!

Anna
wallper.lima disse…
Oi Anninha...adorei sua visita e tdo que vc me disse. Sobre sua postagem amei...adoro esse assunto...leio mto, mas mesmo assim estamos sempre nos surpreendendo com novidades...mta coisa eu aprendi aqui...é um assunto mto extenso, e profundo!
Obrigaduuuuuuuuuuuuuuamiga por ser minha seguidora, pois a retribuição é verdadeira.
beijos mil.
Wall.
Anna Leão disse…
Obrigada, a você também, Wal!

Com certeza estes assuntos são muito extensos, acho que nunca paramos de aprender, sempre há mais!

Beijos mil pra vc tab, amiga!

Anna
Anônimo disse…
Oi Anna,

Estava procurando respostas para alguns desfios que venho enfrentando esporadicamente, pelo visto estou com o meu chakra básico desalinhado, também escutei alguns programas da Cristina Cairo(na Rádio Mundial de SP) e as informaçoes coincidem-se, e gostaria de saber sobre o que eu preciso fazer para reverter esta situaçao, já que algum tenho cistite, constipaçao, irritabilidade e o dinheiro nao rende, e o mais "engraçado" é que eu tenho um salário um tanto quanto razoável. Já fiz tratamentos médicos e nada.
Aguardo sua resposta
denisecaroli@aol.com

Namastê

Postagens mais visitadas deste blog

BRUXAS E FADAS - QUEM É QUEM?

Minha filha mais nova chegou para mim dizendo que a amiga não acreditava em bruxa boa, que bruxa boa era fada. Ledo engano.
Está certo que a menina fala inspirada nos contos de fadas e tudo o que há por aí sobre o assunto a nível de fantasia. Mas me pergunto, e Harry Potter?
Isto mostra como as crenças (olha elas aí de novo!) são muito fortes e difíceis de serem mudadas de uma hora para a outra. Criamos imagens de certas coisas que ficam enraizadas em nossa psique e na psique coletiva, mesmo que erradas.
Para começar, bruxas e fadas existem. Só que a maioria das pessoas tem uma imagem completamente equivocada de ambas. Existe muito preconceito, má informação e deturpações.
Vamos por parte. Começo pelas fadas. Elas são seres elementais. O que é isto?
Bem, existem quatro elementos básicos da criação, a saber: Terra, Ar, Fogo, Água. Os elementais são seres habitantes destes elementos. Seus nomes, atribuições, características e funções são de acordo com o elemento a que pertencem.
Os reinos ele…

Perséfone - Deusa da Primavera e Rainha do Submundo

De Metamorfose

A princípio pode parecer estranho que a Deusa Perséfone tenha como atributos a Primavera e o Submundo, mas não podemos esquecer que da morte advem a vida e o mito desta Deusa explica isto muito bem.

Filha de Zeus e Deméter, esta jovem Deusa grega, enquanto colhia flores, é raptada por Hades, o Deus do Mundo Subterrâneo.

Jacinto foi a flor que seduziu Perséfone atraindo-a ao local onde a terra se abriu, surgindo Hades em sua carruagem dourada, puxada por cavalos imortais.

Contra a sua vontade Perséfone foi levada ao Submundo. Seus gritos não foram ouvidos por nenhum Deus ou mortal, exceto pela Deusa Hécate que os ouviu de sua caverna.

Deméter, Deusa da colheita, da fertilidade e dos grãos, ao perceber o sumisso de sua filha sai a sua procura. Muito triste e lamentosa, sua luz e alegria vão se extinguindo dando lugar a sua ira, o que provoca a seca e o frio na Terra.

Finalmente ao saber por Hécate o paradeiro de Perséfone, Deméter vai até Zeus pedindo que ele interceda junto a …

O CHAKRA ESPLÊNICO - O SEGUNDO CHAKRA

De Metamorfose

Continuando a falar sobre os chakras...

Chakra Esplênico é o nome do segundo chakra que se localiza no baixo ventre, quatro dedos abaixo do umbigo.

Seu nome em sânscrito é Svadhistana, que significa segundo alguns autores "morada do Sol", segundo outros,"morada própria". Ele também recebe os nomes de Chakra do Hara, Chakra Sagrado e Chacra do Sacro.

A função básica do segundo chakra é filtrar e distribuir a energia vital. Ele também é responsável pela sexualidade - tanto por sua energia, quanto pelo prazer que ela proporciona – pela criatividade, pela reprodução e pelos relacionamentos, quaqlquer tipo, inclusive o relacionamento com o mundo físico.

O chakra esplênico é o chakra das emoções. Diane Stein em seu livro As Sacerdotisas, coloca este chakra relacionado ao corpo emocional e à projeção astral, conhecida também como viagem astral. Isto fica fácil de entender pois é este chakra que liga o corpo físico à alma.

É o chakra do movimento, da expanção. Reg…