O CHAKRA BÁSICO

De Metamorfose


Como havia prometido, estou dando continuidade ao tema chakras. Falarei de forma geral dos sete chakras principais, começando pelo primeiro chakra esta semana.

No índice do blog, em LIVROS EM METAMORFOSE, há a indicação de dois livros sobre o assunto, onde vocês poderão se aprofundar mais. São livros de abordagens bem diferentes um do outro, o que enriquece o nosso conhecimento sobre o assunto. Os livros abordam o tema com seriedade e profundidade.

O Muladhara chakra, também conhecido como chakra básico, tem a sua localização certa, pela maioria dos estudiosos no assunto, na base da coluna. Alguns autores, entretanto, distinguem sua localização em relação ao sexo; na mulher situa-se entre os ovários e no homem no períneo. Eu particularmente acredito, pelo menos até agora, que ele se localiza no períneo de ambos os sexos.

O chakra básico tem como função principal a sobrevivência e o aterramento, isto é, a ligação com a Terra. Estamos encarnados, precisamos de um bom aterramento, até mesmo para podermos ancorar no físico as energias espirituais que recebemos através do chakra da coroa, o sétimo chakra. E é através desta polaridade ( primeiro e sétimo chakras) que podemos fazer a boa ligação entre Céu e Terra, trazer o Céu para a Terra.

É aqui que armazenamos a energia vital, e é através deste chakra que agimos, concretizamos no plano material. Tudo que está ligado com a nossa sobrevivência encontra-se relacionado a este chakra: alimento, moradia, dinheiro, etc.

Como é um chakra de raiz ( e mula significa raiz em sânscrito, e adhara, base) tudo que tem a ver com raizes se enquadra aqui. Principalmente nossas raizes familiares e ancestrais. Os instintos também estão relacionados com o chakra básico. E aqui se encontra a agressividade, tanto a positiva, quanto a negativa - esta quando o chakra está desequilibrado.

No corpo físico o chakra básico rege as glândulas supra-renais e os rins, coluna, ossos, dentes, intestino grosso, reto, ânus, próstata.

Suas disfunções físicas podem ser anemia, ciática, varizes, probelmas circulatórios, tumores retais ou câncer, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, leucemia, ciática, lombalgia crônica, tensão nervosa.

Suas disfunções emocionais e mentais são: ausência de comprometimento, incapacidade de se prover e sustentar, trabalhar com medo, materialismo, raiva, impaciência, culpa, vergonha, apego, vícios, violência.

A cor deste chakra é o vermelho brilhante, escarlate. Sua nota musical é o Dó; seu elemento, Terra. O olfato é o sentido subordinado a este chakra. Seus alimentos são: raizes, temperos fortes, sementes e brotos.

Suas pedras e cristais são: rubi, granda, hematita (contém ferro, ótima para ser usada na anemia), jaspe sanguíneo, coral veremelho.

Seus aromas: cedro, patchouli, vetiver, sândalo. Sua vogal, "u", podendo ser entoada como um mantra, melhor ainda se for na nota Dó.

Todas estas correspondências acima podem ser uadas para equilibrar ou manter o chakra equilibrado. Entra aqui o bom-senso e o auto-conhecimento.

NOTA: A figura acima é uma das representações do significado esotérico do chakra básico. É um yantra e nele encontramos quase todos os elementos esotéricos que correspodem a este chakra, como a divindade feminina Dákini e a divindade masculina Ganesha, o triângulo invertido que simboliza a Shakti, a serpente enrolada como símbolo da Kundalini, a lótus vermelha de quatro pétalas e diversos outros símbolos.

Anna Leão.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Anna, agradeço por responder ao meu comentário e de ter gostado dos meus blogs, mas terei que desapontá-la ou surpreende-la. Não sei qual será sua reação. Eu não me identifico no blog pois prefiro que isto aconteça de forma curiosa por quem visita os blogs.
Eu sou homem e meu nome é Thiago. Espero que isto não mude a sua opinião.rsss

Muito amor e consciência.
Anônimo disse…
Muito pelo contrario, Thiago!
Sabe que cheguei a pensar que poderia ser um homem o autor daqueles textos, mas depois descartei a idéia...

E já que você é um homem, não precisa se identificar não, pois vocês já apareceram muito na história hehehe. Estou brincando! Temos que andar lado a lado, em equilíbrio!

Meus parbéns pela sensibilidade e por enaltecer assuntos ditos tão femininos, isto mostra que você é um homem especial!

Muito amor e consciência pra vc também!

Anna
wallper.lima disse…
Oi Anninha...adorei sua visita e tdo que vc me disse. Sobre sua postagem amei...adoro esse assunto...leio mto, mas mesmo assim estamos sempre nos surpreendendo com novidades...mta coisa eu aprendi aqui...é um assunto mto extenso, e profundo!
Obrigaduuuuuuuuuuuuuuamiga por ser minha seguidora, pois a retribuição é verdadeira.
beijos mil.
Wall.
Anônimo disse…
Obrigada, a você também, Wal!

Com certeza estes assuntos são muito extensos, acho que nunca paramos de aprender, sempre há mais!

Beijos mil pra vc tab, amiga!

Anna
Anônimo disse…
Oi Anna,

Estava procurando respostas para alguns desfios que venho enfrentando esporadicamente, pelo visto estou com o meu chakra básico desalinhado, também escutei alguns programas da Cristina Cairo(na Rádio Mundial de SP) e as informaçoes coincidem-se, e gostaria de saber sobre o que eu preciso fazer para reverter esta situaçao, já que algum tenho cistite, constipaçao, irritabilidade e o dinheiro nao rende, e o mais "engraçado" é que eu tenho um salário um tanto quanto razoável. Já fiz tratamentos médicos e nada.
Aguardo sua resposta
denisecaroli@aol.com

Namastê