RELAÇÕES





 Outro dia, eu conversava com uma senhora que falava que todos os dias seu marido leva café da manhã para ela, na cama. Nos fins de semana é o contrário, ela é quem leva para ele. Achei tão incrível este cuidado. Fiquei pensando acerca das relações, de todos os tipos...

Vivemos num mundo tão corrido, que se não tomamos cuidado, não prestamos atenção nas pessoas que já estão ao nosso lado. A gente vê isto acontecer muito em relações amorosas. No início, é toda uma conquista, todo um cuidado. Depois que se acha que a pessoa já faz parte da nossa vida, que já está “sedimentada”, ela fica lá, sem muita atenção.

É claro que nem todos são assim, vide o casal que mencionei. Mas muitos são. Talvez, a maioria. No homem, em geral, isto se pronuncia mais. Porém, percebo que também existem muitas mulheres perdendo este cuidado, tão inerente ao feminino, diga-se de passagem. 

O que as pessoas não percebem é como é gostoso o cuidar. Cuidar de quem é importante pra gente, de quem a gente gosta. É importante pararmos um pouco e termos tempo pra quem vive com a gente, seja filho, mãe, pai, irmãos, amigos, marido, esposa ou namorado.

O estar junto tem que ser cultivado, mas o estar junto de verdade. Não podemos tratar quem a gente gosta como um objeto da casa, e nem podemos ser tratados assim. Não é só arranjar tempo. É mudar todo o paradigma, todo um padrão em que vivemos atuando, onde o individualismo impera.

E não é deixar de ser você, não é deixar de ter os seus próprios interesses, mas é ter um verdadeiro interesse também por quem faz parte da sua vida.

Tem muita gente que sai por aí pregando o amor, a união, que faz disso uma bandeira e até mesmo o seu sustento financeiro. Mas vejo muitas vezes essas pessoas sem tempo de ouvir o outro, que teoricamente ela valoriza tanto. Essas pessoas não respondem a um e-mail, não retornam uma ligação e continuam saindo por aí e falando em irmandade e comunhão. Se você não pode cuidar dos seus, se você não consegue ter tempo para quem faz parte da sua vida, para quem solicita a sua atenção, como você quer fazer isso para muitos?  Discursos têm ao monte por aí, mas discursos coerentes com as ações, esses são mais raros, infelizmente.

Uma vez, uma amiga falava de uma senhora que morava sozinha em seu prédio e acabara de falecer. De repente, um monte de parentes começou aparecer por causa da herança, no caso o apartamento. Isto me chamou a atenção e lembrei-me de minha tia que há tempos não via e nem falava. Uma tia que sempre foi muito próxima. Alguém que merecia ser visitada, que merecia uns telefonemas, e não por obrigação. Quando me conscientizei disto, me senti tão bem em dar mais atenção, me senti com o meu coração aberto. Lembrei-me - porque às vezes a gente esquece - que realmente o que importa nesta vida é estar disponível para dar e receber amor. É ser generoso com os outros e consigo. Tudo isto é mais importante do que fazer e acontecer, mesmo que não te dê a capa de uma revista, nem um prêmio de sei lá o quê.

Com certeza, precisamos de um toque de vez em sempre, pois a pressão do entorno é muito forte e tende a nos desviar de nosso próprio centro, de nossos próprios valores, de nossos genuínos sentimentos. É claro que as coisas mudam, que a relações se modificam, mas podemos atuar nessas mudanças. E no caso de minha tia, por exemplo, se antes eu recebia dela, hoje eu posso dar a ela.

As pessoas que fazem parte de nossas vidas precisam de close também. Elas não podem viver sempre numa panorâmica, nem nós.


Anna Leão (Favor mencionar autoria e fonte ao reproduzir este artigo)



Nota: A foto acima é do lindo filme Doce Novembro, onde a personagem de Charlize Theron, ensina Nelson Moss ( Keanu Reeves) a se abrir para as pessoas e para o amor.

Comentários

Lydiah de Arddhu disse…
Anna, querida,

você fala tanto em dar e receber...

Nada mais justo que eu também deixe impresso aqui meu comentário.

Você me fez lembrar de um casal que conheci ano passado, quando minha filha mais velha precisou fazer uma cirurgia de emergência.

O marido acompanhava a mulher o tempo todo... passava horas penteando o cabelo dela...

Nunca vi um homem penteando o cabelo de uma mulher! Principalmente daquele jeito, cheio de ternura no olhar!

Ele fazia aquilo vagarosamente, querendo demonstrar o quanto fazia bem a ele cuidar dela...

Fiquei literalmente encantada pelo amor daquele casal!

E você tem toda razão!!! Amor e atenção devem ser dados a tudo e a todos que fazem parte do universo do nosso coração.

Plantar a semente a cada dia, colher o fruto a cada dia.

Adorei, minha Flor!!!

Muitos beijos,
Lydiah.
Anna de Leão disse…
Queria Lydia, que bom ter um comentário seu aqui, obrigada!
Que bonito esse momento desse casal! São coisas que marcam a gente, né? Gestos tão simples, mas tão fortes, tão importantes...
Um grande beijo, amiga.

Anna.
Anna de Leão disse…
EStou transferindo o comentário que minha amiga Soraya tentou postar, mas não conseguiu (não ntendo porquê alguns não conseguem):


"Minha amada amiga,
Como sempre tão intensa nas suas palavras...
Você me fez lembrar o relacionamento dos meus pais, pois o meu pai sempre levava café na cama pra mamãe, lembra como eles se davam bem,né?
Que bom ter alguém como você selada na história da minha vida,tenho orgulho e alegria de ter sido parte da sua história também...
corpos distantes....coração sempre perto
te amo

Soraya "
Anônimo disse…
Anna eu amei o que vc escreveu e me fez pensar muito neste assunto,eu vi que não tenho sido uma boa filha,mas este é um assunto muito estenço e eu gostaria de agradecer por ter a oportunidade de ver este seu pensamento e por saber que vc é minha amiga,vc não sabe como me ajuda e me esclarece!!!!!Eu amei adorei mesmo!!!!